MANAKISH BI ZAATAR

Comecei a preparar esta belezura de pão pelo zaatar. Lembro-me até hoje de quando, ainda pequena, vi um lindo saco de tecido azul todo bordado à mão chegar lá em casa vindo do Líbano para a vó Adelia. Parecia um travesseiro, mas por que um travesseiro tão luxuoso e pequeno? Era zaatar... Quando abriram, senti um aroma que tomou conta da casa e da minha memória para sempre. Não sei quantas pessoas estavam na sala, só me lembro do lindo e cheiroso travesseiro azul. Nunca provei um igual, talvez porque o de lá tinha hissopo e aqui não encontro, ou talvez porque nossas lembranças parecem sonhos. Sigo na vida e na cozinha procurando aquele sabor, aquela delicadeza sem tamanho naquele presente lindo e inesquecível.

Como não encontro folhas de hissopo, preparo meu zaatar com tomilho, manjerona, orégano, sumagre, gergelim tostado e sal. Às vezes também coloco um pouco de cominho e pimenta síria. Algumas pessoas também colocam sementes de coentro, mas eu prefiro sem. Fica uma delícia em saladas, com azeite, em sanduíches, etc. 


O Manakish é um pão chatinho, crocante e perfumado que pode levar vários sabores em cima. O mais tradicional é o que fiz, com zaatar por cima, mas também fazem muito com queijo e até carne. Servi com homus bi tahine e antepasto de berinjela picante, delícias árabes pra comer com as mãos! É um pão de fermentação rápida e facílimo de fazer, o preferido do meu pai.





Vamos à receita:
5g de fermento biológico seco
1/2 colher de sopa de açúcar
200ml de água
100ml de azeite
1 colher de chá de sal
350g de farinha de trigo

Zaatar e azeite para o topo

Às vezes, substituo 50g de farinha branca por farinha integral ou de semolina, aveia, etc.

Preparo: misture a água, o fermento e o açúcar e deixe descansar um pouco. Acrescente o azeite, depois junte a farinha aos poucos, incorporando todos os ingredientes. Deixe descansar por 10 minutos. Sove bem até obter uma massa lisa e elástica, forme uma bola, cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora. Retire o ar da massa, divida em nove partes, boleie e deixe descansar por 30 minutos coberta com um pano. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220º. Achate as bolinhas com as mãos em uma superfície enfarinhada, aperte com os dedos e coloque o zaatar misturado com azeite por cima. Leve ao forno por 10 a 15 minutos, até ficar dourado e o zaatar ficar seco por cima.

É isso! Superfácil e saboroso para servir com pastinhas, coalhada seca, tzatziki e o que mais sua imaginação mandar!



Postagens mais visitadas