COALHADA CASEIRA

A da foto está com mel, chia e romã. Aqui em casa não pode faltar, consumo muito com frutas ou preparo receitas salgadas com a coalhada seca para servir com vários pratos. Para fazer a coalhada: aqueça 2 litros de leite integral em uma panela de inox bem limpa e seca até quase ferver, depois espere esfriar até o ponto em que consiga deixar o dedo dentro por 8 a 10 segundos. Se tiver um termômetro, deixe amornar até chegar por volta de 45°. Mexa de vez em quando até que chegue à temperatura desejada para que não forme nata. Misture um copinho de coalhada natural em temperatura ambiente, tampe a panela com um pano limpo ou fralda e deixe pernoitar em um local sem corrente de ar (dentro do forno é uma boa pedida). Você também pode transferir esta mistura para um recipiente de vidro ou cerâmica e embrulhar em uma manta. Pronto! Coalhada fresquinha e caseira para misturar com o que quiser, uma delícia! Para fazer a coalhada seca ou labneh é só deixar perder o soro dentro de uma fralda ou pano, é comum deixar amarrado na pia para gotejar. Também dá pra colocar no coador de café, funciona muito bem. Armazene na geladeira; depois é só usar esta coalhada mãe pra fazer as próximas, 3 colheres de sopa para cada litro de leite. Boa sorte!


Dica: se for fazer a coalhada seca, em vez de desperdiçar o soro do leite que é prejudicial ao meio ambiente, utilize-o no preparo de sucos, molhos de mostarda e outros alimentos. Para nós é muito nutritivo e cheio de proteínas e bactérias do bem. ;)


Para saber como fazer a coalhada seca temperada clique aqui.



Curiosidade: existe diferença entre iogurte e coalhada, não são a mesma coisa. Iogurte é uma bebida láctea obtida pelo processo de fermentação bacteriana. A coalhada é obtida com a coagulação do leite, é um processo anterior ao da produção de queijos e resultante da ação de enzimas. Os sabores também são diferentes.




Registro de um outro dia servida com chia, linhaça, mel e cranberries desidratadas:


Postagens mais visitadas