ROSBIFE DE LAGARTO COM AIOLI PICANTE E PICLES DE MINICEBOLA ROXA

Já postei minha receita de picles há tempos, se quiser rever é só clicar aqui. No final do post coloquei o método que uso pro rosbife e a receita do aioli mais delicioso do mundo, que pode acompanhar seu hambúrguer, sanduíches, qualquer coisa! É tão delicioso que nunca mais vc vai querer comprar maionese industrializada. Eu servi o rosbife no chapati com aioli picante e picles de mini cebola que fiz há uns 15 dias atrás. Coloquei uma folhinha de sálvia dentro do sanduíche e ficou dos deuses! 



ROSBIFE
1kg lagarto limpo ou um filé mignon tb limpo
pimenta do reino em grãos
tomilho, sal grosso e especiarias à gosto
azeite

Triture num pilão grosseiramente a pimenta com o sal e o tomilho e espalhe em uma tábua ou tabuleiro pequeno. Unte a carne com um pouco de azeite e passe por cima desta mistura seca para envolvê-la completamente. Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e sele toda a carne rapidamente. Às vezes gosto de colocar manteiga e folhas de sálvia para aromatizar na hora de selar a carne. Leve ao forno pré-aquecido a 220º por 15 minutos. Assim que sair do forno, envolva em papel alumínio e leve à geladeira por cerca de 4 horas para ficar firme. Corte fatias bem finas e sirva em um sanduíche, como aperitivo ou como preferir. Seguem algumas fotos das etapas:


Eu amarrei a carne sem dar laçadas para ela manter o formato bem redondo, mas não é necessário. Se não tiver barbante desencana.



 Sele todos os lados rapidamente.

O rosbife de mignon ou de maminha são certamente mais macios, mas se vc conseguir cortar o lagarto bem fininho tb conseguirá um resultado incrível. 
Eu ainda estou treinando, talvez compre uma faca elétrica para me ajudar nestas ocasiões.


AIOLI PICANTE
1 gema
sal à gosto
5 dentes de alho
200ml azeite
suco de meio limão
1 col chá pimenta-calabresa
pitada de páprica picante (ou mais)
bastante pimenta do reino ralada na hora

Coloque em um recipiente a gema, o alho amassado e um fio de azeite. Se quiser fazer com alho assado também fica maravilhoso. Misture com o fouet para homogenizar. A partir daí adicione aos poucos o azeite e mexa bem para emulsionar e pegar consistência. O aioli deve ficar bem firme, vc deve mexer por cerca de 10 minutos até colocar todo o azeite e conseguir a consistência correta. Adicione o suco de limão, o sal e as especiarias e sirva. Armazene na geladeira. Vc pode variar e colocar ervas picadas, mostarda ou o que mais desejar. Este molho é delicioso e acompanha muito bem sanduíches e hambúrguer. Não troco por nenhuma maionese de prateleira. 

Postagens mais visitadas