MJADRA [RECEITA]

Quando tento diminuir um pouco o consumo de carne sempre recorro à comida árabe ou indiana pois são muito ricas em vegetais e possuem diversos sabores e aromas marcantes. Mjadra é um prato muito afetivo pra mim, sempre foi feito em casa por minha avó Adélia, que era libanesa, e minha mãe também sempre fez muito. É um prato simples, rápido e saboroso, feito de arroz com lentilhas coberto por anéis de cebola fritos bem dourados. A mjadra é deliciosa pura, mas também um ótimo acompanhamento para outras delícias como homus, salada de pepino com coalhada, kebab, falafel, etc. Adoro! As cebolas douradas jogadas por cima são sempre encantadoras e dão um charme todo especial a este prato tão simples, barato e fácil de preparar.



Para 4 a 6 pessoas:
1x de lentilha
1x de arroz lavado*
3 a 4 cebolas grandes
3 dentes de alho roxo
1/2 col chá de pimenta síria
1/2 col chá de cúrcuma
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de pimenta da jamaica
1 pitada de canela em pó
Óleo para fritar as cebolas
Sal e pimenta-do-reino a gosto

*utilize arroz basmati, agulhinha, parboilizado ou agulhinha integral e ajuste o tempo de cozimento de cada um para a receita.

Observação: todas as especiarias são opcionais. Caso não esteja acostumado com estes sabores muito marcantes, prepare a mjadra apenas com pimenta-do-reino e uma pitada de cominho, fica mais suave e deliciosa. 

Cozinhe a lentilha com bastante água, folhas de louro e pouco sal por 15 minutos. Escorra a água e reserve. Corte as cebolas em rodelas e, em uma tigela, coloque farinha e mexa para que envolva todos os pedaços. Frite as cebolas por imersão em uma frigideira larga com óleo quente até dourar bem. Escorra em papel toalha e tempere com sal. Faça esta etapa aos poucos para que a cebola não solte água e fique murcha, é preciso deixar um pouco de espaço entre elas na frigideira. Reserve. Em uma frigideira funda ou panela média (normalmente faço na mesma panela em que cozinhei as lentilhas), refogue levemente os dentes de alho amassados. Junte as especiarias e deixe perfumar. Acrescente o arroz e sal a gosto e refogue. Junte as lentilhas pré-cozidas e cubra com água fervente até 2cm acima do nível do arroz. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos e panela semitampada, até que cozinhe por completo. Envolva a panela com um pano de prato ou toalha e deixe descansar por 10 minutos. Solte o arroz com um garfo, misture metade das cebolas fritas e coloque o restante das cebolas por cima. Sirva com tzatziki, kebab de cordeiro ou patinho, homus ou o que mais desejar. 

Dica: Às vezes eu preparo a mjadra com arroz agulhinha integral na panela de pressão, tudo refogado junto e misturado, vapt-vupt. Cozinho por 5 minutos e deixo o ar sair naturalmente. Neste caso não pré-cozinho as lentilhas. Minha mãe faz tudo separado e sem as especiarias. Ela cozinha a lentilha à parte já temperada, refoga e cozinha o arroz bem al dente e mistura tudo com bastante caldo, a mjadra fica bem molhadinha e deliciosa. Faça como preferir e boa sorte!

Desta vez comi apenas com pepinos cortados no mandolin com limão galego e azeite:




Postagens mais visitadas