PÃO DE ALHO COM SALSA E PARMESÃO

AMAMOS este pão. Eu utilizo esta mesma base de receita para fazer babka, fica dos deuses e será sempre um de nossos pães preferidos para muitas ocasiões.






400g /2,5 xícaras de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
300ml de leite morno
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal

Recheio:
1 maço de salsinha 
1 cabeça de alho grande
100g de manteiga amolecida
100-150g de queijo parmesão 
100-150g de muçarela ou gruyère

Misture o leite, o fermento e o açúcar e aguarde alguns minutos. Acrescente a farinha e o sal aos poucos, e sove até desgrudar das mãos e obter uma massa elástica. Se tiver batedeira com gancho para massas, bata por aproximadamente 10 minutos. Boleie e besunte azeite para não ressecar a massa e deixe descansar por 1 hora coberta com um pano.

Processe o alho com a salsa, misture à manteiga em temperatura ambiente e reserve. Rale o parmesão e a muçarela ou gruyère e reserve. Após o descanso, abra a massa com o rolo de forma retangular. Passe o recheio amanteigado com uma espátula espalhando bem por toda a massa e espalhe os queijos. Enrole a massa como um rocambole, faça um corte transversalmente e enrole as duas partes (veja as fotos abaixo). Nesta hora, o recheio cai bastante, então não se preocupe e continue o processo tentando mantê-la o mais fechada possível. Coloque em uma forma de bolo inglês de 30cm e deixe descansar por 45 minutos.  Preaqueça o forno a 180º nos últimos 20 minutos de descanso e asse o pão por 30 a 35 minutos, até dourar.

DICAS:  Cuidado pra não esquentar demais o leite, senão você vai matar o fermento; é só pra quebrar o gelo se estiver refrigerado. Se estiver em temperatura ambiente nem precisa amornar. Fermento não curte sal porque o sal é antifúngico e o fermento é um fungo, por isso o sal é acrescentado na segunda etapa da receita. Já o açúcar, os fungos adoram, o que faz eles ficarem ativos mais rapidamente. Por isto o açúcar no início da receita. Informação pra guardar para qualquer pão que você for fazer.

Algumas fotos do passo a passo:











Divida a massa em três partes, fica ótimo para presentear! As fotos abaixo são de outra fornada.






Postagens mais visitadas