PÃO DE ALHO COM SALSA E PARMESÃO

AMAMOS este pão, eu utilizo esta mesma base de receita para fazer babka, fica dos deuses e será sempre um de nossos pães preferidos para muitas ocasiões.






2,5x de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
300ml (1 + 1/4x) de leite morno
1/2 col sopa de açúcar
1/2 col sopa de sal

Recheio:
1 maço de salsinha 
1 cabeça de alho
100g de manteiga
100g de queijo parmesão
100g de muçarela 

Misturar o leite, o fermento e o açúcar e aguardar alguns minutos. Acrescentar a farinha e o sal aos poucos, agregando no bowl. Sovar até desgrudar das mãos e obter uma massa elástica. Besuntar azeite para não ressecar e deixar descansar por 1 hora coberta com pano.

Processar o alho com a salsa e misturar à manteiga em temperatura ambiente. Ralar o parmesão e a muçarela. Após o descanso, abrir a massa com o rolo de forma retangular. Passar o recheio com uma espátula espalhando bem por toda a massa (primeiro a pasta com alho, depois os queijos). Enrolar a massa, fazer um corte transversalmente e torcer. Nesta hora o recheio cai bastante, mas mantenha o processo tentando mantê-la o mais fechada possível. Colocar em uma forma de bolo inglês de 30cm e deixar descansar por 45 minutos. Assar a 180ºC por cerca de 30 a 35 minutos, até dourar.

DICAS:  Cuidado pra não esquentar demais o leite senão vc vai matar o fermento, é só pra quebrar o gelo se estiver refrigerado. Se estiver em temperatura ambiente nem precisa amornar. Fermento não curte sal porque é antifúngico e o fermento é um fungo, por isso o sal é acrescentado na segunda etapa da receita. Ao contrário, os fungos adoram açúcar, que faz eles ficarem ativos mais rapidamente. Por isto o açúcar no início da receita. Informação pra guardar para qualquer pão que você for fazer.

Algumas fotos do passo a passo:











Divida a massa em três partes, fica ótimo para presentear! As fotos abaixo são de outra fornada.