CANJA RICA

Esta é uma das minhas refeições favoritas e acho que é a comida que mais preparo durante todo o ano em casa, acho que pela praticidade, pelos nutrientes e pelo sabor. Nos dias mais frios é presença certa na mesa com um pouco de pimenta. Chamo esta canjinha de rica pois coloco quinoa, cúrcuma e arroz integral, ela fica deliciosa e supernutritiva.


1kg de peito de frango sem pele e sem osso
1 xícara de arroz integral agulhinha lavado
1/2 xícara de sementes de quinoa (opcional)
2 cenouras médias e finas cortadas no mandolin
1 cebola grande picada em cubinhos
1 colher de chá de cúrcuma em pó
Folhas de 1 maço de hortelã picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de 3-5 limões-taiti
2 folhas de louro
Óleo para refogar

Coloque três litros de água para ferver em uma chaleira enquanto pica os vegetais e separa os ingredientes. Pique o peito de frango em cubos  e reserve. Deixe a quinoa de molho em em uma peneira por alguns minutos em água abundante e escorra - esta etapa é importante para não amargar o preparo. Em uma panela grande, refogue a cebola até murchar com as folhas de louro e um fio de óleo vegetal. Acrescente a cenoura, refogue e junte o frango picado com o suco de dois limões. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e adicione a cúrcuma em pó, a quinoa e o arroz. Misture todos os ingredientes na panela, coloque metade da água fervente e cozinhe em fogo baixo por 45-50 minutos com a panela semitampada, mexendo de vez em quando e acrescentando mais água ao longo do cozimento. Desligue o fogo, retire o louro, coloque a hortelã picada e mais suco de limão a gosto (nós gostamos com bastante limão). Deixe descansar por 15 minutos e sirva com azeite, croutons e molho de pimenta.

Obs: às vezes acrescento mais água fervente quando desligo o fogo, dependendo do tipo de arroz que estou usando. Gosto de deixar a canja com bastante caldo e o arroz continua absorvendo água depois deste tempo de cozimento. Se você preferir a sopa com consistência de papa não coloque mais água.

Postagens mais visitadas