BOLO INTEGRAL DE MAÇÃ COM CANELA

Não consigo explicar a delícia que é este bolo! Sou louca por maçã assada com canela, torta de maçã, geleia de maçã com pimenta e sei lá o que mais com maçã... Não sou muito de comer a fruta fresca, normalmente como pera, mas a maçã aquecida vira um elixir dos deuses, simplesmente adoro. Para não comer muito bolo o tempo todo, acabo fazendo a receita dobrada ou triplicada e divido em miniformas de alumínio para meu marido levar para o trabalho e vender, sem compromisso. Não faço nada por encomenda por causa das pimentas e de tudo que preciso tocar sozinha, então tem que ser nos dias mais inspirados mesmo, sem correria. Ontem fiz este bolo integral com banana e ele vendeu tudo, algumas pessoas ficaram sem e hoje resolvi fazer com maçã. É uma ótima desculpa pra comer bolo em pleno dia útil pois faço com canela, farinha integral, aveia laminada e farelo de aveia, linhaça e açúcar demerara. Companhia perfeita para uma xícara de café no fim de tarde. Eu não sou boba nem nada e roubei um pra mim, os outros foram embora pra gente não se empanturrar de bolo. Que pena! :)






1x farinha de trigo branca
1x farinha de trigo integral
1x farelo de aveia
3 col sopa linhaça marrom triturada em casa
1 col sopa fermento
2x açúcar demerara (quando a fruta está muito doce uso 1,5x)
2 col chá canela em pó
4 ovos
1x leite integral
1x óleo de milho ou girassol
3 maçãs picadas com casca
2 maçãs picadas sem casca
nozes ou castanhas de caju tostadas e picadas grosseiramente (opcional)
Ps: coloque gotinhas de limão nas maçãs picadas para não oxidar rápido

Pré-aqueça o forno a 180º. Toste as nozes na frigideira e reserve para esfriar. Misture os secos e reserve. Bata no liquidificador os líquidos com a maçã picada com a casca até que triture bem. Misture aos secos delicadamente com uma colher de pau ou espátula, sem bater. Acrescente as nozes e distribua em formas de alumínio (não precisa untar) ou em uma forma de furo ou bolo inglês untada e enfarinhada, coloque as maçãs picadas por cima e aveia laminada para decorar (e nutrir!). Você também pode misturar a maçã picada à massa junto com as nozes, também fica ótimo. Enfeite com lâminas de maçã cortadas no mandolin, salpique um pouco de açúcar misturado com canela por cima para caramelizar e leve ao forno para assar por 40 a 45 minutos, até que o palito saia limpo. Voilà! 

Se fizer marque com a hashtag #receitaladaher e me marque no Instagram (@ladaher), vou adorar saber! Substitua a maçã por banana, o leite de vaca por leites vegetais, as farinhas por outras farinhas e divirta-se! 💛

Postagens mais visitadas