FOCACCIA

Que tal uma focaccia caseira para acompanhar um delicioso antepasto de berinjela? Preparei a minha com alecrim, flor de sal e, como boa neta de libaneses que sou, coloquei sementes de gergelim. É uma ótima pedida para receber os amigos e a família no fim de semana.





RECEITA DA FOCACCIA

500g de farinha de trigo
10g de sal
10g de fermento biológico seco
325ml de água

Misturar os secos e incorporar a água aos poucos. Sovar por mais ou menos 10 minutos, até desenvolver bem o glúten para que a massa fique elástica, e deixar a massa descansar por 1 hora coberta com pano. Abrir em uma forma média untada com azeite e deixar descansar por mais 30 minutos. Apertar com os dedos delicadamente para que fique com o formato clássico da focaccia, regar com azeite, flor de sal e alecrim (também coloquei sementes de gergelim) e assar por cerca de 40min a 220º, até dourar.

Dicas:
- A água pode ser utilizada em temperatura ambiente, não precisa amornar;
- Passe delicadamente um pouco de azeite na massa antes do descanso para que ela não resseque;
- Abra a massa com cuidado no tabuleiro para que não perca o ar e fique bem aerada;
- Se você gosta de casquinha crocante, respingue um pouco de água na base do forno pré-aquecido na hora de assar para que gere vapor. Este vapor encapsula o amido na superfície da massa e gera aquela crocância deliciosa nos pães. Se seu forno elétrico tem vapor, mais fácil ainda. :)

Sempre preparo esta receita em casa, se quiser ver mais fotos de outra focaccia que fiz em um almoço de Páscoa, clique aqui.

Postagens mais visitadas