PÃO DE HAMBÚRGUER

Fiquei de preparar um hambúrguer caseiro para postar e como estou na maravilhosa onda de preparar tudo em casa, é claro que o pão não poderia ficar de fora. Esta é uma receita de fermentação super rápida feita com fermento seco. Ficamos surpreendidos com o sabor e com a leveza, incomparável com qualquer pão pesado e sem sabor comprado no mercado. Façam em casa, vale muito a pena! 





Depois de uma hora de descanso.

 

 Já que vai preparar o hambúrguer, que tal fazer um pouco mais e deixar congelado pro dia da preguiça? Separei os meus com folha de acetato, mas tá pra separar com plástico filme facilmente. Este fiz com 50% peito e 50% acém, em dias de gordice master faço com 30% de bacon! rs


 Na hora de preparar, abri os pães e coloquei na bistequeira para dourar levemente com uma pincelada de manteiga, o que fez toda diferença no sabor e na textura na hora de comer. Dá pra ver o tostadinho na foto aqui em cima! Além disto, tostar o pão o deixa mais "impermeável", assim vc pode colocar molhos úmidos sem que o pão desmanche na sua mão na hora de comer.

Pão caseiro, hambúrguer caseiro, maionese caseira, picles de Jalapeño caseiro.
Não tem como ficar ruim!


RECEITA DO PÃO
500g farinha
10g sal
50g açúcar
20g fermento seco
3 gemas de ovo 
250ml leite gelado
Para pincelar: 1 ovo e 1 col sopa água
sementes a gosto (gergelim, girassol, abóbora, etc)

Preparo: em uma batedeira, colocar os secos e misturar. Acrescentar as gemas e o leite e bater em velocidade baixa por 2 minutos. Deixar descansar por 3 minutos e bater em velocidade alta por mais 3 minutos, até a massa ficar lisinha (Eu sovei um pouco na mão, vc pode fazer tudo manualmente se quiser, é claro! Acho que os pães clamam por mãos amorosas e vigorosas sempre). Deixe descansar por mais alguns minutos, corte a massa em bolinhas (cortei em 6 como ele mas dá pra 8 fácil!) e coloque-as em uma assadeira enfarinhada. Pincele com o ovo e coloque as sementes que desejar. Cubra com um pano e aguarde descansar por uma hora em local sem corrente de ar. Depois que crescerem lindamente, leve ao forno pré-aquecido a 200º por mais ou menos 20min. Cuidado para o forno não ficar quente demais e dourar o pão muito rápido. A pincelada de ovo pode enganar e vc achar que está pronto, mas por dentro pode ficar cru. O jeito é ir olhando e ajustando de acordo com seu forno. Quando retirar do forno, coloque-os para esfriar em cima de uma grade. Boa sorte!