BIOMASSA DE BANANA VERDE

Meu irmão colheu um cacho enorme de bananas no quintal e na mesma hora eu pensei que deveria fazer biomassa de banana verde, pois nunca havia feito e sabia que é altamente nutritiva. Depois procurei uma receita em que a biomassa pudesse ser a estrela, não algo para espessar ou que fosse em pouca quantidade. Resolvi fazer um nhoque, que nem sou tanto de comer e preparar, mas foi ótimo para utilizá-la em maior quantidade e poder trabalhar mais o sabor. Preparei o nhoque salteado no ghee aromatizado com sálvia e alecrim, e finalizei com nozes torradas e quebradas, lascas de parmesão e flor de sal. Mais abaixo coloquei as fotos e a receita.



Para preparar a biomassa: é só deixar as bananas verdes com casca cobertas com água cozinharem por 8 minutos na pressão. Depois é só descascá-las ainda quentes, bater no liquidificador e armazenar na geladeira. Ela pode ser usada como base para molhos ou incorporadas a receitas doces ou salgadas, possui váááários benefícios nutricionais (vale a pena pesquisar e ler) e é mto fácil de fazer. Usei o que restou no liquidificador pra fazer um suco com goiaba e o sabor é bem neutro. Resolvi incorporá-la numa receita de gente como eu, que come de tudo, não SÓ alimentos funcionais e super saudáveis. 



Receita do nhoque (serve 2 pessoas):
1x biomassa
3/4x farinha trigo (celíacos podem trocar por farinha de arroz)
1 col sopa azeite
1 pitada de sal
pimenta do reino à gosto moída na hora

Preparo: coloque uma panela média com água e sal para ferver. Enquanto isto, em uma tigela, formar uma massa homogênea com os ingredientes, fazer um rolinho em uma superfície enfarinhada e cortar em pequenos pedaços. vc pode colocar mais temperos desidratados na massa se quiser. Leve os pedaços parar cozinhar, e quando emergirem, retire com uma escumadeira. Sirva com o molho de sua preferência.

Eu preparei salteado no ghee aromatizado com sálvia e alecrim, e servi com nozes torradas e quebradas, lascas de parmesão e flor de sal. Quase fiz um pesto com rúcula e nozes, acho que também seria uma ótima opção para servir. A massa do nhoque é bem neutra e um pouco pesadinha, não desmancha na boca nem é tão leve como os nhoques tradicionais. Eu tb não esperava que fosse, pois a biomassa é mais espessa, elástica e pesada na manipulação, mas nada que me incomode, principalmente pq sei o que estou comendo. Ingredientes diferentes geram resultados diferentes, esta é a graça. Achei uma ótima e deliciosa opção para o dia a dia, super saudável e nutritiva. O negócio é variar! Experimentem! :)

Postagens mais visitadas