BROWNIE

Como resistir a um pedaço desta delícia? ADORO brownie! Puro, quente, frio, com sorvete, com café, de qualquer jeito! Mas prefiro mesmo quando ele fica bem pesadinho, úmido e chocolatudo, um verdadeiro fudge brownie para maravilhar meu dia e mandar os problemas catarem coquinho! :)




Vamos à receita:
250g chocolate meio amargo (uso belga 54,5%)
200g manteiga sem sal
2x açúcar
1,5x farinha de trigo
2 col sopa cacau em pó 100%
4 ovos grandes
1 pitada de sal
Nozes tostadas e picadas grosseiramente à gosto
1 col chá café solúvel (opcional)
1/4 col chá pimenta-caiena em pó (opcional)

Preaqueça o forno a 180º, unte e polvilhe cacau em pó numa assadeira 20x30cm ou forre-a com papel-manteiga. Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria ou no microondas, coloque a pimenta e o café se for utilizar, misture bem e reserve. Bata os ovos com o açúcar até que fique uma mistura clara, mas não deixe aerar muito pois queremos uma massa densa. Incorpore a farinha e o cacau peneirados, mexendo delicadamente sem bater. Adicione a mistura de chocolate derretido, o sal e as nozes e leve ao forno por 20 a 25 minutos, até que forme aquela crostinha por cima e o brownie ainda esteja úmido por dentro. Fique de olho para não assar demais! Espere esfriar completamente para cortar e desenformar.

Obs: para mim a parte mais importante do preparo do brownie é o tempo de forno e a ordem da mistura dos ingredientes, não importa qual ou de quem é a receita que você irá fazer. Se bater a massa além da conta a farinha vai desenvolver glúten e a massa vai ficar elástica, tirando toda a textura do brownie. A manteiga deve ser sempre misturada ao chocolate, ambos derretidos, para depois entrarem no restante do preparo. E com relação ao forno, se você deixar tempo demais ele vai assar muito e ficar como um bolo, o que não queremos. O brownie é um bolinho meio mal assado mesmo, denso e úmido. Esta é a grande delícia deste doce que eu adoro. Bom, ele fica bom de qualquer jeito, até quando dá errado.

Dicas: adicione coco ralado, passas hidratadas em rum, licor ou suco de laranja, castanhas diversas ou gotas de chocolate na massa antes de levar ao forno, assim você colocará mais camadas de sabor e levará seu brownie para um outro nível de gostosura. Sirva com frutinhas vermelhas e ácidas para equilibrar o doçor, morango é sempre minha preferida. Troque parte do açúcar comum por mascavo ou demerara e divirta-se! Ah, e se for utilizar chocolate ao leite lembre-se de diminuir a quantidade de açúcar da receita. Boa sorte! ♥

Quando você quiser muito se jogar no pecado, dobre a receita, divida em duas formas de 18cm e faça um bolo de brownie recheado com doce de leite e cobertura de chocolate amargo. É felicidade garantida para 2 meses! Este aqui embaixo eu fiz com castanha de caju picadinha.





Postagens mais visitadas