COSTELA DE PORCO ASSADA COM CHIPOTLE E GELEIA CASEIRA DE MAÇÃ

Assei algumas cebolas junto com a costelinha e servi com pão caseiro tostado com manteiga e alho. Sem comentários... ♥





Sempre gostei de assar a costela de porco inteira por cerca de 5 horas em forno médio-baixo (4h cobertas com alumínio e mais cerca de meia a uma hora pra dourar), mas nem sempre temos todo este tempo para dedicar à cozinha no dia a dia e ajustei uma maneira de encaixá-las na rotina num preparo bem rápido. Deixo-as marinando já cortadinhas em porções individuais por meia hora para pegarem o sabor do tempero mais rápido e dá supercerto! Elas ficam macias e suculentas, soltando do osso apenas com o garfo, e a melhor parte é que o preparo dura cerca de uma hora!

Com faço: primeiro tempero e deixo marinando de um dia para o outro na geladeira ou faço uma marinada seca com dry rub por cerca de meia hora antes de cozinhar. Selo uma a uma com um pouco de óleo na panela de pressão em fogo médio-alto. Faço esta parte em etapas, volto com os pedaços para a panela e rego com o caldo da marinada. Quando faço marinada seca rego com meia xícara de vinho branco e 2 xícadas de água. Coloco para cozinhar por 20 minutos depois que começa a chiar. Enquanto cozinha, pré-aqueço o forno a 240 graus. Retiro as costelas, disponho em um tabuleiro e asso por meia hora em forno médio-alto com um pouco do caldo da panela. O sabor fica incrível!

Para finalizar, pincelo uma mistura de geleia de maçã caseira e molho chipotle, o que as deixa mais suculentas ainda. E estas cebolas assadas na etapa final? Não há muito o que dizer... Ficam adocicadas, tenras, temperadas e deliciosas.

Sugestões de marinada de pernoite: 
- pimenta do reino, sal, cebola roxa, tomilho debulhado e vinho branco;
- vinagre balsâmico, shoyu, gengibre, mel e mostarda;
- sal, páprica doce e picante, pimenta do reino e manjerona.

Molho barbecue é um clássico na hora de servir a costelinha suína, se você tiver em casa não se acanhe e pincele, acho que estas costelinhas ficam boas de qualquer jeito!