EMPADÃO INTEGRAL DE FRANGO, REQUEIJÃO E DEDO DE MOÇA

Só minha mãe sabe o quanto adoro empadão. Gosto de comê-lo à tarde com um café fresquinho. No almoço ele é um ótimo acompanhante para uma salada verde. É um clássico das vovós, e eu quis fazer no refratário de vidro justamente pra matar a saudade da infância. Já faço os quiches em formas de aros removíveis, deixe o empadão como está, pronto e servido onde foi assado. Mais prático, impossível. Lembro-me como se fosse hoje dos empadões de frango que a Vó Rosa fazia na vila na década de 80. ♥


Massa:
200g farinha de trigo branca
200g farinha de trigo integral
200g manteiga com sal gelada cortada em cubos

Preparo: fazer uma farofa com as mãos sem dissolver totalmente a manteiga. Colocar cerca de 4 col sopa de água gelada para homogenizar a massa. Atenção: a massa não deve ser trabalhada/sovada, apenas agregue os ingredientes pois queremos um resultado crocante e quebradiço, não elástico. Deixe descansar enrolada em papel filme por cerca de 30min na geladeira. 

Sugestão de recheio:
500g peito de frango cozido e desfiado
200g requeijão, cream cheese ou creme de ricota
2 pimentas dedo de moça picadas
1 cebola média
3 dentes de alho
Especiarias à gosto
Salsa e cebolinha à gosto

Refogar a cebola, o alho e a pimenta, acrescentar os outros ingredientes e reservar até esfriar. Divida a massa em 2 partes, abra uma parte com os dedos em um refratário 20x30cm, fure com um garfo, coloque o recheio já frio e cubra com a outra parte da massa (já aberta com um rolo ou entre dois plásticos para facilitar). Pincele uma gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos a 180º, ou até dourar levemente.

Dicas: Outra opção de recheio deliciosa é de frango com molho de tomates pelados e azeitonas pretas. vc pode fazer a massa apenas com farinha branca ou colocar sementes de chia e linhaça para enriquecer ainda mais a receita. A farinha integral é mais pesada e nem todos gostam, para receber visitas eu utilizo apenas a farinha branca ou apenas 100g da integral. 

Postagens mais visitadas