TORTA DE CHOCOLATE AMARGO COM AVELÃS E CARAMELO COM FLOR DE SAL

Receitinha irresistível pro fim de semana, só para amigos muito queridos mesmo. Coloquei depois das fotos. ;)






Receita adaptada ICKFD:

BASE
3/4x AVELÃ
250g BISCOITO DE CHOCOLATE sem o recheio (2 pacotes de Negresco ou Oreo)
6 col sopa MANTEIGA SEM SAL

RECHEIO DE CARAMELO SALGADO
1 e 1/4 x CREME DE LEITE FRESCO
1/2 col chá FLOR DE SAL
2x AÇÚCAR CRISTAL

GANACHE DE CHOCOLATE
150g de CHOCOLATE AO LEITE PICADO
200g de CHOCOLATE AMARGO 54% PICADO
1 e 1/2x CREME DE LEITE FRESCO

PREPARO:

BASE
Toste as avelãs em forno pré-aquecido a 160˚C até que a casca comece a desgrudar das avelãs. Em seguida, retire do forno e esfregue as avelãs com as mãos para remover o máximo que você conseguir da casca. Num processador, misture as avelãs tostadas, os biscoitos de chocolate e a manteiga derretida. Depois, coloque esta mistura úmida numa forma redonda de fundo removível. Leve ao forno por 12 minutos a 180˚C. Retire do forno e deixe esfriar.

CARAMELO SALGADO
Em uma panelinha, leve o creme de leite fresco para ferver junto com a flor de sal. Enquanto isso, ponha o açúcar em outra panela alta e larga. Espere o açúcar derreter em fogo médio/baixo até chegar a uma cor âmbar. Quando o açúcar chegar na cor âmbar, acrescente o creme de leite aos poucos e mexa sem parar, até que o caramelo se forme e a mistura esteja homogênea. Em seguida, derrame o caramelo sobre a torta e espere esfriar completamente.

GANACHE DE CHOCOLATE
Coloque o chocolate picado no processador e reserve. Enquanto isso, leve o creme de leite fresco para ferver e, assim que ferver, jogue sobre o chocolate. Processe até ficar homogêneo.

MONTAGEM
Quando o caramelo estiver bem durinho, coloque a ganache por cima e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Dicas: uma boa substituição para o caramelo é uma geleia de frutas vermelhas mais ácida (pouco doce) que pode ser colocada por cima da ganache. A receita original é feita com chocolate 70% mas eu troquei por uma mistura de chocolate com 54% e 30% de cacau para dar mais untuosidade, já fiz as duas versões e achei esta mais cremosa e saborosa, mas faça com o chocolate que preferir. Lembre-se de não ficar mexendo o açúcar na hora de fazer o caramelo, mexa a panela para que o açúcar misture mas não coloque nenhuma colher durante este processo, só quando for acrescentar o creme de leite. A forma tem que ser de fundo removível, caso contrário irá desmanchar. Utilizei uma de 28cm canelada. Boa sorte!