QUIBE DE FORNO

Receita imbatível que tantas vezes a vó Adélia fez. Hoje em dia cada um levou pra sua casa e se apropriou um pouco, já comentei que é assim que mantemos viva a tradição de nossa família. É preciso dar um pouco do nosso coração e da nossa alma para que tudo continie fazendo sentido. Quantas lembranças da casa da serra, dos fins de semana, da família reunida comendo panelões de racho, quibe, homus, tabule... Quanta gritaria, música, crianças correndo, adultos dançando e cozinhando, que época boa e feliz, cheia de memórias afetivas e felizes.

Pra acompanhar o quibe tradicional da vovó fiz homus bi tahine, berinjela em conserva e abobrinha grelhada. É muito amor numa refeição só! ♥





KIBE, KIBBEH, QUIBE ♥

MASSA
250g de triguilho (trigo para quibe)
Água suficiente para cobrir bem o trigo
500g de patinho ou coxão duro moído 2x
1 maço de hortelã, apenas as folhas
1 cebola média
3 dentes de alho 
2 pedras de gelo
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Deixe o trigo hidratando em água morna por meia hora ou de um dia para o outro em água fria, esprema bem com as mãos ou em um pano de prato limpo para retirar o excesso de água e reserve. Preaqueça o forno a 220-230º Bata no liquidificador ou miniprocessador a cebola e os dentes de alho com as folhas de hortelã. Em uma tigela grande, coloque o trigo, a carne moída crua, a mistura de temperos do liquidificador e tempere a gosto. Coloque as pedras de gelo e amasse bem até dar liga, a massa deve ficar bem homogênea e sem grudar nas mãos. Se não quiser amassar com as mãos você também pode colocar no processador em etapas e deixar bater bem até que fique homogêneo. Unte um refratário 20x30cm com azeite e espalhe metade da massa. Cubra com o recheio frio e tampe com o restante da massa. Faça os cortes bem marcados com a faca e regue com bastante azeite. Leve ao forno por cerca de uma hora, até ficar bem dourado. Eu gosto do quibe bem tostadinho para regar com limão e comer com homus. Escolha seu ponto preferido e bom apetite!

RECHEIO
500g patinho ou coxão duro moído
1 maço de hortelã, apenas as folhas
1 cebola média picada
3 dentes de alho 
Suco de 1 limão
2 col sopa manteiga ou azeite
1/2 col chá de cominho
1/4 col chá de pimenta síria
1/2 col chá de orégano, manjerona ou zaatar
1 pitada farta de noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma frigideira coloque a manteiga ou azeite e doure a cebola. Acrescente o alho amassado e a carne moída. Tempere com sal e as especiarias e refogue até que fique bem sequinha. Coloque o suco de limão, misture e desligue o fogo, depois adicione metade das folhas de hortelã picadas. Reserve para esfriar.