QUIBE DE FORNO

Pra acompanhar o quibe tradicional da vovó fiz homus bi tahine, berinjela em conserva e abobrinha grelhada. É muito amor numa refeição só! ♥





KIBE, KIBBEH, KUBBEH, QUIBE ♥

MASSA
250g de triguilho (trigo para quibe)
Água suficiente para cobrir o trigo
500g de patinho ou coxão duro moído 2 vezes
4-6 ramos de hortelã, apenas as folhas
1 cebola média
3 dentes de alho 
2 pedras de gelo
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Deixe o trigo hidratando em água morna por meia hora ou de um dia para o outro em água fria, esprema bem com as mãos ou em um pano de prato limpo para retirar o excesso de água e reserve. Preaqueça o forno a 220-230º Bata no liquidificador ou miniprocessador a cebola e os dentes de alho com as folhas de hortelã. Em uma tigela grande, coloque o trigo, a carne moída crua, a mistura de temperos do liquidificador e tempere a gosto. Coloque as pedras de gelo e amasse bem até dar liga, a massa deve ficar bem homogênea e sem grudar nas mãos. Se não quiser amassar com as mãos você também pode colocar no processador em etapas e deixar bater bem até que fique homogêneo. Unte um refratário 20x30cm com azeite e espalhe metade da massa. Cubra com o recheio frio e tampe com o restante da massa. Faça os cortes bem marcados com a faca e regue com bastante azeite. Leve ao forno por cerca de uma hora, até ficar bem dourado. Eu gosto do quibe bem tostadinho para regar com limão e comer com homus. Escolha seu ponto preferido e bom apetite!

RECHEIO
500g de patinho ou coxão duro moído
4 ramos de hortelã, apenas as folhas
1 cebola média picada
3 dentes de alho 
Suco de 1 limão
2 col sopa de manteiga ou azeite
1/2 col chá de cominho
1/4 col chá de pimenta síria
1/2 col chá de orégano, manjerona ou zaatar
1 pitada farta de noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma frigideira coloque a manteiga ou azeite e doure a cebola. Acrescente o alho amassado e a carne moída. Tempere com sal e as especiarias e refogue até que fique bem sequinha. Coloque o suco de limão, misture e desligue o fogo, depois adicione metade das folhas de hortelã picadas. Reserve para esfriar.

Postagens mais visitadas