LASANHA DE BERINJELA E ABOBRINHA

Tenho um amigo de longa data chamado Alexandre Fischer, que conheci em 1998 no curso de Comunicação Social. Nós ficamos oito anos sem contato, mas por conta da nossa paixão pela comida e com a facilidade das redes sociais, as postagens na La Daher acabaram nos reaproximando de alguma forma. Eu ganhei um livro, dei uma pimenta e uma balança de cozinha de presente, e aos poucos voltamos a falar sobre a vida e nossas comilanças. Um belo dia ele me mandou foto de uma lasanha de berinjela com queijo de cabra que estava preparando e eu fiquei com água na boca! Até hoje não provei sua versão, vamos ver se um dia conseguimos conciliar as agendas para que eu prove seu tempero. Foi inspirada neste episódio que fiz esta minha versão de berinjela e abobrinha, que adoro. Coloquei diversas dicas e opções de variação que já testei em casa e adoramos. Divirta-se!




Para um refratário médio (serve 4 pessoas):
1 lata tomates pelados
2 aborinhas médias
2 berinjelas médias
250g ricota
manjericão fresco ou cheiro-verde
1 pimenta dedo-de-moça
sal e pimenta-do-reino
cebola e alho para refogar
queijo tipo grana ou parmesão para gratinar

Prepare um molho refogado com alho, cebola e a pimenta picada, acrescente os tomates pelados e folhas de manjericão. Tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto e deixe apurar por cerca de 20 a 30 minutos em fogo baixo. Corte as berinjelas e as abobrinhas longitudinalmente em fatias não muito finas, tempere e grelhe rapidamente na frigideira em fogo bem alto untada com azeite para tostar e reserve.

Montagem: coloque uma camada fina de molho no fundo do refratário, depois coloque uma camada de abobrinha, um pouco de molho, um pouco de ricota esfarelada com as mãos, uma camada de berinjela, molho, mais ricota, e vá alternando os ingredientes até terminar. Regue cada etapa com um pouco de azeite e coloque mais folhas de manjericão entre as camadas para ter um sabor mais intenso se desejar. Na última camada coloque apenas um pouco do molho e cubra com queijo parmesão ou queijo tipo grana para gratinar, com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 240º até dourar (cerca de 40 minutos depois). Na última camada fica bacana colocar berinjela e abobrinha alternadamente para aparecerem os dois legumes na parte de cima, assim todos sabem facilmente que você utilizou estes dois legumes no preparo.

Dicas: você pode acrescentar carne moída (já preparada, claro) entre as camadas junto com a ricota, fica ótimo! Com cogumelo-de-paris ou shitake também fica incrível. Trocar a ricota por algum queijo como gruyère, muçarela de búfala, muçarela comum, Catupiry ou qualquer outro queijo com sabor mais acentuado também deixa esta receita ainda mais rica e saborosa, além de ser uma opção mais charmosa para receber convidados. Com muçarela a aparência fica mais próxima da lasanha tradicional, pois forma aquela camada homogênea gratinada por cima cima. A ricota é uma opção mais leve e saudável para o dia a dia e também fica deliciosa. A etapa de tostar os legumes antes da montagem é super importante e os deixa com um sabor muito especial, mas se você preferir, pule esta parte e monte direto. Divirta-se!

As fotos abaixo são de outro dia que fiz com Catupiry e alternei os legumes na parte de cima. O requeijão se misturou ao molho de tomate e ficou cremosíssimo, uma delícia! Os legumes é que acabaram e não consegui deixar mais juntinho na travessa, mas o sabor ficou ótimo.