CARBONARA

Preparei este clássico italiano com manteiga, uma pitada de pimenta caiena no bacon, gemas de ovos, bastante pimenta do reino e parmesão. O segredo do preparo é desligar o fogo antes de acrescentar a mistura de ovos e queijos para que o ovo não coagule e vire ovos mexidos (o ovo cozinha a mais ou menos 60º). O queijo também derrete a uma temperatura entre 75º e 85º, por isso é importante desligar o fogo ao final do preparo. É também a temperatura o mesmo segredo para preparar o clássico francês molho Alfredo, que só leva manteiga e queijo, e fica cremosíssimo. Nenhuma destas receitas leva creme de leite originalmente.

Sugestão para duas pessoas:
250g espaguetti nº5 de grão duro
250g bacon (a receita tradicional leva guanciale, que é a bochecha de porco curada sem ser defumada. vc pode usar pancetta tb, que é a barriga curada. comprei bacon pois pra mim é mais fácil de achar.)
100g parmesão
100g pecorino romano
4 gemas
2 col sopa manteiga
sal e pimenta do reino
OBS: se quiser utilizar o ovo inteiro, use apenas 1 ovo por pessoa.

Preparo:
Cozinhe a massa ao dente. Enquanto a massa cozinha, prepare o restante da receita: mexa vigorosamente as gemas com os queijos e reserve. Frite o bacon cortado em tiras em uma frigideira grande pré aquecida. Obs: adicione um dente de alho à fritura e retire depois, deixe o bacon levemente macio e não crocante. Nesta etapa eu coloco uma pitada de pimenta caiena para deixar o prato levemente picante. Coloque duas colheres generosas de manteiga e desligue o fogo; coloque a massa cozida na frigideira com mais uma concha da água do cozimento. Misture bem e adicione a mistura de ovos. Mexa com delicadeza até que o creme formado fique aderido à massa. Enjoy!