LOMBO RECHEADO OU UMA PORCHETTA IMPROVISADA

Já que não temos uma porchetta em casa mas temos uma grande pele de bacon guardada e um lombo dando sopa, vamos inventar? A porchetta italiana é a lateral do porco com a barriga e a pele, tudo junto e sem osso. É feita como um rocambole recheado, parecido com o que inventei de fazer para reaproveitar o que tinha em casa, mas não acho que posso chamar isto que fiz de porchetta. É uma porchetta remontada, digamos assim. Minha mãe deu uma manta de bacon pro Thiago e eu resolvi guardar uma parte grande da pele com um pouco de carne e gordura, mas não sabia como utilizaria. Pensei em fazer um bolo de carne e assar dentro, mas indo ao mercado esta semana resolvi que faria um lombo recheado e o 'encasacaria' com a pele do bacon. É comum preparar lombo recheado e envolver com tiras de bacon para manter a umidade da carne, já que o lombo é uma carne bem seca. É inclusive por isso que o fazem recheado, pois podem colocar um pouco de ingredientes mais gordos para manter a carne bem suculenta depois.

Enfim, comprei um lombo de mais ou menos 2kg, abri como manta e recheei com queijos gruyère, parmesão, pimenta dedo de moça picada, dentes inteiros de alho, alecrim e tomilho. Temperei o lombo com sal e bastante pimenta do reino antes de colocar o recheio, enrolei e envolvi o lombo com a pele de bacon que tinha guardada. Fiz também alguns pequenos cortes na pele antes de cobrir o lombo. Amarrei dando laçadas e depois fiz mais duas amarrações mais fortes nas pontas pois o bacon tem a pele bem rígida, bem diferente de comprar a barriga fresca que é macia e mais maleável sem a defumação. Coloquei batatas bolinha cortadas ao meio com casca e cenouras, tudo cortado grosseiramente e reguei com 350ml de vinho tinto. Levei ao forno pré-aquecido por 2 horas a 200º na panela de ferro coberto com papel alumínio, e mais cerca de 1 hora sem o papel com forno bem alto para ficar crocante. Dei uma acelerada com óleo quente antes de voltar para o forno. O resultado está aqui embaixo, coloquei várias fotos do passo a passo caso vc queira tentar fazer, e depois a foto do resultado final. Só posso dizer uma coisa: ficou I-N-C-R-Í-V-E-L! Macio, crocante por fora e suculento por dentro, saboroso demais! Com uma farofinha de ovo pra acompanhar e gotinhas de limão pra colocar só na hora de comer.










Vc pode pururucar como quiser. Há quem faça com óleo quente, há quem fure toda a pele antes de levar a barriga ao forno, tb tem como colocar fogo diretetamente se estiver preparando na grelha do churrasco. O importante é temperatura extremamente alta, pra pururucar e ficar crocante. Eu quero comprar um maçarico para testar este processo em casa. E sobre ter este trabalhão todo que tive de abrir o lombo para depois cobrir com o bacon, chego à conclusão de que ficou maravilhoso mas que posso fazer a porchetta direto, que dará menos trabalho e ficará tão saborosa quanto. Será mais fácil de enrolar inclusive, e se der pra fazer na churrasqueira a pururuca dará resultados ainda melhores. De qualquer forma valeu muito pq ficou incrível e ainda teve reaproveitamento. ♥

Postagens mais visitadas