QUICHE DE ALHO PORÓ

Existe delícia maior que almoçar um belo pedaço de quiche com salada verde ou tomar um café à tarde com esta maravilha? Desde pequena sou apaixonada por empadinha de queijo, agora que sou adulta descobri uma maneira de colocá-la no meu cardápio divinamente e com toda pompa que ela merece. :) 



Massa podre / brisée:
200g farinha branca
100g manteiga gelada picada
2 col sopa água gelada para dar liga
1 pitada de sal

Misture os ingredientes com as mãos sem sovar. A massa deve ficar quebradiça quando pronta e por isso não devemos deixar o glúten se desenvolver na hora de manuseá-la. Enrole com um plástico filme e leve à geladeira por pelo menos meia hora. Abra a massa em uma forma de 24cm, forre com um papel manteiga e coloque um peso por cima (pode ser grãos de feijão ou arroz) e asse em forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos. O peso em cima do papel manteiga serve para a massa não estufar, vc pode guardar estes grãos na geladeira e utilizar sempre os mesmos, eles só servem para pesar mesmo, não para dar sabor. Enquanto isto prepare o recheio.

Dica: vc pode trocar metade da farinha branca por 100g de farinha integral. Fica mais pesadinho mas é uma opção deliciosa e saudável para o dia a dia. Às vezes acrescento sementes de linhaça e chia na massa, mas neste caso é preciso hidratá-la um pouco mais. 

Recheio:
4 ovos
1 alho poró
200g queijo minas frescal 
200g creme de leite (1 caixinha)
sal e pimenta do reino
50g queijo parmesão ralado grosso (opcional)

Pique e refogue o alho poró na frigideira e reserve. Bata os ovos, adicione o creme de leite, o queijo minas (ralado ou esfarelado com as mãos) e os outros ingredientes, acrescentando o alho poró no final. Distribua por cima da massa e asse por cerca de 40min a 180º, até dourar. 

Dica: vc pode trocar o queijo minas por ricota e também acrescentar queijo parmesão no recheio e por cima da torta antes de ir ao forno. Fica uma delícia!

Recheio da tradicional torta francesa, a Quiche Lorraine:
4 ovos
4 col sopa creme de leite fresco
200g pancetta ou bacon refogados
200g queijo gruyère ralado
2 col sopa salsa picada
sal e pimenta do reino

Bater os ovos, misturar aos outros ingredientes e distribuir sobre a massa. Assar por 40min a 180º, até dourar.

Postagens mais visitadas