CHICO BALANCEADO OU MANEZINHO ARAÚJO?

Fiz um doce de banana esta semana pra fazer este doce brasileiríssimo que cada dona de casa tem um jeitinho próprio de fazer. Tinha muita banana pra lá de vez aqui em casa, pedindo socorro para os 50º do verão no Rio de Janeiro. O doce leva uma camada de banana caramelada, uma de creme de gemas e uma de merengue tostado. No sul tem o nome lindo de Chico Balanceado, no nordeste e em Minas se chama Manezinho Araújo, que também é uma belezura de nome. Aqui no Rio sempre comi este doce sem batismo e sem história, com muita frequência nos anos 80 e 90 na minha casa e na casa de amigos. Minha sogra fez neste Natal e eu fiquei mto feliz quando vi na mesa. Bom mesmo é comer beeem gelado e homenagear nossas raízes lindas e açucaradas. Coloque um pouquinho de suco de limão e pouco açúcar pra fazer o doce de banana, q já é doce de montão. Dá pra montar como verrine e servir em copos ou taças individuais, acho lindo! Na próxima vez vou colocar a banana na camada do meio, com o creme por baixo. Divirta-se e faça do seu jeito!






Se vc não tiver uma receita pra chamar de sua, faça a minha e seja feliz! Me marque no Instagram se postar, vou adorar saber (#LaDaher e @ladaher)!

DOCE DE BANANA
8 a 10 bananas-prata cortadas em rodelas, 1/3 do peso de açúcar cristal, um pau de canela e suco de 1 limão. Leve o açúcar ao fogo para caramelizar (não mexa com colher alguma, apenas mexa a panela para misturar!), coloque as bananas, a canela, o suco de limão e um pouco de água. Mexa de vez em quando até o açúcar dissolver por inteiro. Com banana prata os pedaços ficam inteiros, se fizer com banana d'água fica um creme de banana, que é delicioso do mesmo jeito. Deixe esfriar e coloque em um refratário médio de vidro (vc tb pode colocar a camada de bananas no meio se preferir).

CREME DE GEMAS
5 gemas (reserve as claras para o merengue), 1 lata de leite condensado, 300ml de leite. Misture tudo antes de ligar o fogo. Leve ao fogo baixo e mexa com o fouet constantemente, até engrossar. Disponha por cima do doce de banana no refratário formando uma nova camada.

MERENGUE
5 claras e 1/2x de açúcar de confeiteiro (use refinado se não tiver). Bata as 5 claras em velocidade média-alta na batedeira até esbranquiçar e quadriplicar de volume mais ou menos. Coloque o açúcar aos poucos e aumente a velocidade da batedeira. O ponto é de pico firme, bem estável, com o merengue liso e brilhante. Vc pode colocar gotas de limão ou esfregar o limão na tigela antes de fazer o merengue, o ácido ajuda a estabilizar as claras. 

Arrume o merengue por cima da camada de creme de gemas e faça o desenho que preferir com as costas da colher. Outra opção é colocar no saco de confeitar com o bico de sua preferência. Leve o refratário ao forno pré aquecido a 180º por 10 a 15 minutos, até o merengue dourar, ou use o maçarico, se tiver. Sirva muuuuito gelado, o ideal é deixar de um dia para o outro na geladeira. Yum!

Postagens mais visitadas