GALINHADA

Tenho um marido de 1,98m que não fica em pé só com folhas verdes e suco gelado, ainda bem! Esta galinhada é feita numa panela só e fica pronta em 30min, uma mão na roda pra dias de muito calor ou de pressa na cozinha. Receitinha rápida, prática e deliciosa!



1,5kg de cortes de frango (eu uso sobrecoxas com pele e osso e peito. Usar um frango inteiro com todas as partes deixa o sabor ainda mais especial)
2x arroz agulhinha lavado
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
Caldo de 1 limão
1 col sopa açafrão da terra (cúrcuma)
1/2x polpa de tomate OU 3 col sopa extrato de tomate OU 1 lata tomates pelados
1 pacote legumes picados congelados (vagem, cenoura, milho e ervilha), ou DIY
1 litro água quente ou caldo de legumes caseiro
cheiro verde para finalizar
sal, pimenta do reino e especiarias à gosto

Tempere o frango à gosto e deixe marinar por 15 a 20min. Eu utilizo o nosso Dry Rub. Aqueça uma caçarola média em fogo médio-alto e sele as partes do frango, primeiro com a pele para baixo, e deixe dourar por alguns minutos. Reserve. Acrescente a cebola e deixe suar, até ficar transparente. Coloque o alho, 1 colher de sopa de cúrcuma e os legumes. Refogue e acrescente o arroz, refogando por mais alguns minutos. Coloque o caldo de limão, a polpa de tomate e a água, acrescente os pedaços de frango, baixe o fogo e deixe a panela semi-tampada até terminar o cozimento (cerca de 10 a 15min). Desligue o fogo com o arroz ainda bem molhadinho, salpique o cheiro verde picado por cima e sirva imediatamente. 

Obs: eu utilizo o pacote congelado de legumes que encontramos no mercado, os legumes já vêm picados e não possuem nenhum tipo de conservante. São como as ervilhas in natura congeladas, e são exatamente os legumes que preciso para a galinhada. É só ler os ingredientes para checar que nem sal colocam, eu acho que são grandes curingas no congelador e me ajudam a variar o cardápio do dia a dia.

Postagens mais visitadas