LEBKUCHEN, O PÃO DE MEL NATALINO ALEMÃO

Conheci esta delícia através do Miguel Winge. Fiquei encantada com esta tradição alemã e fiquei muito curiosa para fazer a receita pois sou apaixonada por pão de mel. Acabei de prepará-la e estou encantada com os aromas, texturas e sabores. É uma receita muito rica com frutas secas, amêndoas, avelãs, especiarias, mel, açúcar mascavo e raspas de limão. Este biscoito é conhecido desde a Idade Média e preparado nos países europeus de inverno mais rigorosos como a Alemanha, Bélgica, Áustria, Dinamarca, Polônia e Suíça. É um doce perfeito para o fim de ano, com a cara do Natal.



















Receita adaptada do site DW:

150 g de mel
50 g de açúcar mascavo
50 g de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de chocolate em pó
raspas da casca de um limão
2 colheres (chá) de canela
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de cardamomo
1 pitada de cravo em pó
250 g de farinha
3 colheres (chá) de fermento
100 g de avelãs moídas
75 g de lascas de amêndoas
50 g de passas
50 g de laranja cristalizada (opcional)
*Vi em algumas receitas o uso de gengibre

Cobertura:
200 g de açúcar de confeiteiro
1 gema (usei suco de limão)*

Preparo:
Numa panela, aquecer o mel com o açúcar e a manteiga, mexendo sempre. Despejar a mistura numa tigela e deixar esfriar. Com um fouet, acrescentar à mistura a gema, o chocolate, as raspas de limão e as especiarias. Peneirar a farinha e misturá-la com o fermento, as avelãs, as amêndoas, as passas e a laranja cristalizada. Misturar tudo.

Preaquecer o forno a 180°C. Abrir a massa até ficar com cerca de 0,5 centímetro de espessura, e cortar círculos com a boca de um copo. Distribuir os pães de mel sobre uma forma forrada com papel-manteiga. Assar por cerca de 15 minutos e deixar esfriar um pouco. Para o glacê, misturar a gema com o açúcar de confeiteiro e pincelar sobre os pães de mel.

*Eu utilizei gotas de limão para fazer a cobertura com açúcar de confeiteiro, e não a gema. Uma opção tradicional é cobrir com chocolate. Outra coisa é que trabalhei a massa depois de refrigerá-la por 30min, é o ideal para se trabalhar com massas tipo de biscoito que são amanteigadas. Se puder deixar mais tempo melhor ainda. Outra dica é que você pode fazer bolinhas com as mãos e achatá-las para fornear em vez de cortar com o copo, fica mais fácil e prático pois é uma massa bem úmida.  Na segunda vez que fiz não esquentei o mel, preparei tudo de forma mais prática na batedeira com a raquete e coloquei 50g de avelãs e 50g de amêndoas. Boa sorte!

Postagens mais visitadas