PÃEZINHOS DE LEITE COM GERGELIM

Meu maior desafio atualmente é ter sempre pães caseiros em casa. Estou deixando o fermento natural para uma próxima etapa pois ainda tenho muitas dificuldades a superar (ainda nem boleio direito os pães). Faço muitas coisas em casa, produzo meus molhos de pimenta da serra, cuido do site, fotos, blog, compras, vendas, distribuição, enfim, estou deixando o fermento natural para quando puder curtir mais e tomar conta dele com carinho. Esta receita é do Miguel Winge, uma pessoa que admiro muito e acompanho há algum tempo e que possui vastíssimo conhecimento no mundo dos pães artesanais de fermentação natural. Quis dedicar uma página do meu livro para colocar seu nome em uma receita pois foi uma forma que encontrei de agradecer por tanto conhecimento de valor que ele compartilha com muitas pessoas em seu grupo no Facebook de forma extremamente paciente e didática. É admirável a seriedade com que ele trata do assunto, o respeito e o amor que tem pelos pães e pela tradição. Meus pães melhoram a cada dia, imagine quando o Abrahão (meu levain já tem nome!) nascer! A receita está depois das fotos, divirta-se! E Miguel, muito obrigada! Amor e conhecimento, quando divididos, se multiplicam!











Os pães levam um pouco de farinha integral e gergelim na massa, ficam fofinhos e saborosos e são uma ótima opção para o dia a dia.

Receita do Miguel copiada do seu blog Pão Rústico:

3 CP(copo) de farinha branca normal tipo 1
1 CP de farinha integral de trigo
1 1/2 col chá de fermento seco
1/4 CP de açúcar mascavo
1 ovo médio inteiro
1/2 CP de açúcar branco
1/4 CP de gergelim dourado (para a massa)
4 col sopa de leite em pó.
1/4 CP de óleo de canola
2 CLS de manteiga
3/4 CP de água morna (temperatura da sua mão, nem frio nem quente)
1/2 col sopa de sal


Junte todos os ingredientes na sequência descrita acima. Primeiro as farinhas e o fermento e a água. Sove um pouco e deixe descansar por 10 minutos se for sovar na mão. Depois junte o restante dos ingredientes e sove por pelo menos 10 a 20 minutos (eu bati 10min na kitchenaid com o gancho). Deixe a massa crescer por pelo menos 1 hora ou até ela dobrar de tamanho. Como não colocamos muito fermento pode demorar até duas horas em temperaturas mais amenas.

Despeje a massa sobre uma superfície enfarinhada e estique ela um pouco. Depois dobre ela pelas bordas para dentro e vire ela formando uma bola. Deixe descansar 10 minutos coberta com um plástico ou toalha. Faça um rolo com a massa e corte em 12 pedaços iguais. Forme uma bola com cada pedaço da massa e deixe descansar coberto por outros 10 minutos. Pegue a massa e mergulhe menos da metade em um pouco de água morna e depois numa mistura de gergelim preto e dourado e coloque na assadeira. Deixe crescer por 1 hora.


Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque uma vasilha com água no fundo do forno. Coloque a assadeira e deixe assar por aprox. 35 minutos. Quando os pãezinhos começarem a dourar está na hora de retirar do forno.

Postagens mais visitadas