PANFORTE

Panforte é um doce natalino italiano nascido em Siena por volta de 1200. É normalmente servido com Vinsanto, um vinho perfeito para sobremesas. Leva mel, amêndoas, frutas secas e especiarias. A aparência parece com o nosso pé de moleque, só que é mais rico em sabores e texturas por conta dos ingredientes. Fiz o meu com amêndoas, castanha do Pará e laranja cristalizada. Divino e fácil de fazer. Ainda dá tempo de preparar para o Natal!




Receita adaptada "The cooking book":
30g de manteiga
150g de açúcar
4 col sopa de mel
100g de amêndoas picadas grosseiramente
100g de avelãs picadas grosseiramente
200g de frutas cristalizadas à gosto (laranja, limão, figo, etc) 
80g de farinha de trigo
2 col sopa cacau em pó
Raspas de 1 limão e 1 laranja
1 col chá canela em pó
½ col chá cravo
1 pitada sal, noz moscada e pimenta da jamaica
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Unte uma forma de fundo removível de 18cm ou 20cm de diâmetro e forre com papel de arroz (o papel manteiga gruda todo o panforte, melhor não utilizar). Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque a manteiga, o açúcar e o mel em uma panela e leve ao fogo até derreter. Reserve. Misture todos os secos em uma tigela. Lembre de tostar as nozes na frigideira antes de utilizar na receita. Junte a mistura de mel à mistura seca até incorporar os ingredientes. A massa fica pesada mesmo, não se preocupe. Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície com as costas de uma colher. Asse por 25 a 30min e deixe esfriar na forma. Desenforme quando estiver completamente frio, mantendo o papel de arroz por baixo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva em fatias.

ps: eu troquei 50g de açúcar branco por mascavo na receita, ficou delicioso. Utilize as nozes e frutas que preferir para deixar a receita adequada ao seu gosto. Eu troquei as avelãs por castanha do Pará pois era o que tinha disponível em casa, e já vi fotos com pistache aparecendo, fica lindo. Boa sorte!

Postagens mais visitadas