SALPICÃO

Adoro salpicão no almoço ou no sanduíche, no Natal e durante o ano inteiro, você também é desses/dessas?! :) Fica pronto em 15 minutinhos e é cheio de sabores frescos, como não amar? Existem mil variações desta receita, cada um faz uma mistura diferente e eu acho que salpicão fica bom de qualquer jeito. Faço sempre no verão porque aguentar os mais de 40º do Rio de Janeiro não é mole, só com comidas frescas e geladas mesmo! Minha mãe já tentou abrir mão do salpicão no Natal mas eu sempre reclamo pois adoro comer com farofa e pernil, então nem pensar em dispensar esta delícia da mesa!

Meus ingredientes favoritos são: salsão picado, passas brancas, cenoura ralada, maçã verde, palmito, azeitonas pretas, milho e ervilhas congeladas, peito de frango desfiado, cheiro verde e também gosto de colocar pimenta dedo de moça picada sem as sementes. Fica uma delícia!  Tempero com especiarias, caldo de 1 limão, azeite e uso pouca maionese, apenas 1 ou 2 colheres de sopa. Se for caseira melhor ainda, mas lembre de manter refrigerado. Sirvo a batata palha sempre à parte para as pessoas colocarem direto no prato pois ela murcha e fica horrível se quisermos guardar depois. Faço versões com menos ingredientes no dia a dia que ficam mais simples e práticas mas também muito sabororsas. Troco o frango por atum, coloco outros vegetais e vou me virando com o que tenho na despensa. E você, como prefere o seu? :) Depois das fotos coloquei uma base de receita se você quiser, depois é só variar os ingredientes.




SALPICÃO FESTIVO
2 filés de peito de frango preferencialmente com pele e osso
alho, sal, orégano e pimenta-do-reino para temperar
1/2x vinho branco
1 cenoura média ralada
1x milho em conserva
1x ervilha fresca congelada
1x palmito picado
1/2x salsão fatiano no mandolin
1/2x uva passa clara
1/2x azeitona picada
1 cheiro verde picado
caldo de 1 limão
azeite, sal e maionese a gosto

Preparo do frango:
Pré-aqueça o forno a 180º. Tempere o frango com o alho amassado, o orégano, a pimenta e o sal. Coloque em uma travessa ou tabuleiro, regue com o vinho branco, cubra com papel alumínio e asse por 90 minutos. Espere esfriar um pouco e desfie o frango, descartando a pele e os ossos. Tempere  o frango desfiado com especiarias à gosto.

Montagem:
Misture todos os ingreditentes em um grande bowl, acrescentando a maionese por último. Misture bem e deixe para servir a batata palha à parte para permanecer crocante. Mantenha o salpicão na geladeira até a hora de servir. Substitua ou retire ingredientes que não gosta, o importante é você curtir o que está preparando. Eu adoro fazer um salpicão bem 'minimalista' apenas com frango, cenoura e passas, fica delicioso!


RECEITA VAPT-VUPT
1 filé de peito
1 lata de milho e ervilha misturados em conserva (tem uma lata que vem os 2 juntos!)
1 cenoura média ralada
azeite, maionese, sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe o filé de peito com seus temperos favoritos e meia xícara de água na panela de pressão por 12 minutos. Desfie o frango e misture aos outros ingredientes. Sirva bem gelado.

Postagens mais visitadas