GRANOLA CASEIRA

Fazer a granola em casa é maravilhoso pois podemos controlar os ingredientes e saber o que estamos comendo, é muito rápido de preparar e rende bastante. Você pode adaptar e trocar ingredientes, mas a maneira de preparar e a proporção não mudam. É uma delícia de fazer e de comer!


Fotos do PAP




Antes do forno.

Depois de 20min no forno a 200º.

Mexer a granola depois de retirar do forno e esperar esfriar completamente antes de guardar.

O suco foi feito com abacaxi, hortelã, água de coco, couve e gengibre. 


2 e 1/2x aveia integral laminada (se não encontrar utilize aveia em flocos)
1/2x amêndoa 
1/2x castanha do Pará 
1/2x uva passa clara
1/2x damasco seco 
1/2x mel
3 col sopa óleo de coco
3col sopa açúcar mascavo
3col sopa linhaça
2col sopa gergelim
1 pitada sal
1 pitada noz moscada
1 pitada pimenta da jamaica
canela em pó a gosto

Preaqueça o forno a 200º. Pique grosseiramente com uma faca grande as castanhas e os damascos em tamanhos médios, misture com o restante dos ingredientes secos e por último coloque o óleo de coco e o mel, misturando bem com uma colher para que todos os ingredientes fiquem úmidos. Espalhe esta mistura em um tabuleiro (utilize um tabuleiro grande para que a mistura não fique amontoada, é importante que tudo fique bem disperso para desidratar no forno. Eu utilizo um tabuleiro raso que tenho para assar biscoitos tamanho 30x40cm). Leve ao forno por 20min. Retire na metade do tempo, misture a granola no tabuleiro e volte para o forno para completar o tempo total. A granola ainda sai um pouco úmida do forno. Não se preocupe, quando esfriar ela ficará sequinha e crocante. É importante esperar esfriar completamente antes de guardar em pote seco e hermético. Se mantiver nestas condições ela dura por até 4 semanas. 

Você pode trocar os ingredientes de acordo com seu gosto, colocar nozes, castanha de caju, quinoa em flocos, lascas de coco, tâmaras e outras frutas secas. Eu tinha completa aversão por passas e agora acho que estou ficando velha e adoro colocá-las em tudo, inclusive no salpicão onde eu mais reclamava. É uma questão de hábito, e na granola as frutas secas são importantes para dar doçor e sabor à mistura. Esta granola caseira não é açucarada como as que encontramos no mercado, então as frutinhas secas e o mel dão o doçor ideal para este preparo. Sem preconceito com as passas, vamos experimentar! Eu também coloco as especiarias conforme você viu na receita pois gosto muito, mas são completamente opcionais. Gosto de comer a granola com coalhada caseira e mais mel. Divirta-se! ♥

Postagens mais visitadas