DIP DE ABÓBORA COM TAHINE

Receita do livro "O que tem na geladeira?" Da Rita Lobo. Fiz um monte de homus ontem e tinha uma abóbora japonesa dando sopa na geladeira. Fui consultar o livro e os temperos desta receita são os mesmos do homus, fiz na mesma hora! Achei uma delícia, adocicado e uma ótima alternativa para colocar na mesa com outros antepastos. Para acessar a receita no site Panelinha clique aqui, ou veja no final do post.


Receita copiada na íntegra do site Panelinha:

Ingredientes

1/2 abóbora japonesa (500 g se for comprar já descascada)
1 dente de alho
1 1/2 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
caldo de 1/2 limão
1 colher (chá) de sal 

Modo de Preparo

1. Numa panela média, coloque os cubos de abóbora e cubra com água - não precisa encher a panela, apenas cobrir os cubos. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, com a tampa fechada, até os cubos ficarem macios.

2. Enquanto isso, descasque e pique grosseiramente o dente de alho. Assim que a abóbora estiver cozida, escorra e reserve a água do cozimento.

3. Transfira os cubos para o liquidificador (ou processador de alimentos), junte o dente de alho, o tahine, o caldo de limão e o sal. Bata no modo pulsar até formar uma pastinha. Regue com a água do cozimento aos poucos, até dar o ponto desejado - lembre-se que quando esfriar completamente, o dip vai ficar mais firme. Transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de servir.