FRITTATA DE BATATA COM ASPARGOS E QUEIJO TIPO GRANA

Com este e alguns outros preparos fui uma das vencedoras do Desafio Panelinha 2016. Foi um desafio liderado pela Chef Rita Lobo com seu novo projeto "O que tem na geladeira?", um ótimo livro com dicas para aproveitar o que temos na geladeira e comer comida de verdade. Fiz um post falando sobre o desafio, que você pode ver clicando aqui. Esta receita da fritata faz parte do livro, eu apenas acrescentei um pouco de queijo tipo grana para dar mais uma camada de sabor. 



Receita copiada do livro "O que tem na geladeira?" (fiz metade da receita e acrescentei cerca de 100g de queijo tipo grana padano na mistura antes de levar ao forno).


Ingredientes

12 ovos
4 batatas
1 maço de aspargos verdes frescos
¼ de xícara (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Comece pelos aspargos: lave, seque, corte e descarte um pedaço de cerca de 2 cm da base de cada talo (ela é muito dura e fibrosa); corte e reserve as pontas; fatie o restante dos talos em rodelas de cerca de 0,5 cm.

3. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Com um mandolin (fatiador de legumes), corte cada uma em rodelas finas (se preferir, use uma faca).

4. Leve ao fogo médio que possa ir ao forno (caso não tenha, comece o preparo na frigideira e, na hora de acrescentar os ovos, transfira tudo para um refratário). Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente as pontas e fatias de aspargos. Tempere com sal e deixe dourar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula.

5. Transfira os aspargos para uma tigela e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com mais ¼ de xícara (chá) de azeite e adicione as batatas. Tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos, virando de vez em quando, até as fatias começarem a ficar transparentes.

6. Enquanto as batatas cozinham no azeite quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e transfira para outra maior - se um estiver estragado, você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata bem com um garfo para misturar.

7. Assim que as batatas estiverem cozidas, misture as rodelas de aspargos - reserve as pontas para servir - e nivele as batatas com a espátula. Caso sua frigideira não possa ir ao forno, esse é o momento de transferir os legumes para um refratário.

8. Acrescente os ovos batidos e passe a espátula delicadamente pela borda da frigideira (ou do refratário) para modelar a frittata.

9. Leve a frigideira ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos, até a frittata inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir com as pontas dos aspargos douradas (se preferir, sirva a frittata em temperatura ambiente).

NÃO TEM UMA FRIGIDEIRA TÃO GRANDE?

Você pode dourar os aspargos e cozinhar as batatas numa panela. Unte um refratário grande com azeite, disponha as fatias de batatas e aspargos, junte os ovos batidos e leve ao forno para assar.

Postagens mais visitadas