JACKED POTATO

Batata assada no forno e recheada com manteiga temperada, queijo tipo grana (pode usar parmesão, gruyère, catupiry, todos combinam), cogumelo-de-paris e bacon até não caber mais! Se você nunca fez, a dica é besuntar a batata com um fio de azeite e uma pitada de sal antes de embrulhar no papel alumínio para assar. Escolha batatas médias pois assam mais rápido (cerca de 40 minutos a 200º) e a proporção de recheio fica mais equilibrada.



 Aproveite para preparar os recheios enquanto a batata está no forno, assim vc garante que irá consumi-la bem quentinha e tudo fica mais organizado. 



O tempo de forno varia de acordo com o tamanho e a umidade da batata, mas uma unidade média fica pronta em cerca de 40 a 50 minutos a 200º. Se você não curte esta casca mais tostadinha (eu adoro) é só colocar um pouco de água no fundo da assadeira antes de levar ao forno.

Para fazer a manteiga temperada, misture 200g de manteiga em ponto de pomada com suas ervas favoritas picadas. Nesta da foto eu coloquei salsa, sal e pimenta do reino moída na hora. Enrolo em papel manteiga e guardo no congelador.

 Para rechear, faça um corte transversalmente e aperte as duas extremidades da batata, mas cuidado para não se queimar! Eu uso o próprio papel alumínio onde assei para fazer isto. Ela abrirá facilmente para que vc possa rechear. Coloque um pouco de pimenta-do-reino nesta etapa, se gostar.


Como não amar?! ♥


Dica: você pode servir esta batata com vários recheios, ela fica ótima com estrogonofe, todos os tipos de queijos, costela desfiada, camarão com Catupiry ou cream cheese, etc. Uma boa sugestão é servi-la com salada verde com molho cítrico para equilibrar o sabor gorduroso dos queijos e do bacon. Outra dica é fazer uma versão mais simples e servi-la como acompanhamento. Neste caso escolha batatas pequenas e recheie apenas com a manteiga de ervas e parmesão ralado. Aqui em casa gosto de servir como acompanhamento de um bom contrafilé grelhado ou de uma costelinha suína assada com masala picante. Fica uma delícia!