PIZZA CASEIRA

Tudo bem... Minha pizza não fica tão maravilhosa quanto uma pizza de fermentação natural com a borda perfeita e crocante, super tostada feita no forno à lenha com a temperatura altíssima e ingredientes ultra selecionados e caros. Mas poxa, é uma pizza caseira deliciosa e feita com muito amor! Muuuito mais barata que a do delivery, feita com ingredientes que você sabe, conhece e viu, e principalmente, feita com suas próprias mãos (ou batedeira. rs), que charme! E se vc quiser começar a se arriscar mais e se aperfeiçoar, fazer a sua com levain, comprar um forno mais profissa, o que te impede?! Mão na massa! :)



Vamos aos ingredientes (rende duas pizzas grandes ou 4-5 pequenas):
3x farinha
10g fermento seco
1/2 col chá sal
1 col sopa azeite
300 a 320ml (1x +1/3x) água temperatura ambiente sem cloro!*

*caso precise utilizar água da torneira, ferva antes e deixe amornar para utilizar, caso contrário vc matará o fermento. O ideal é utilizar água mineral ou filtrada sem cloro para garantir que seu fermento irá trabalhar firme e forte.

Preparo: acrescentar os ingredientes na batedeira deixando o sal por último e bater com o gancho em velocidade baixa por mais ou menos 30 segundos, até formar uma bola. Deixe descansar por 10 minutos. Colocar a batedeira em velocidade média e sovar por 8 a 10 minutos. Modelar duas bolas grandes ou várias pequenas, passar azeite para não ressecar, dispor sobre uma superfície enfarinhada e cobrir com um pano. Deixe descansar por 45min ou 1 hora se o dia estiver mais frio. Abrir a massa com as mãos se vc tiver habilidade ou com o rolo, colocar um molho de tomate bem saboroso feito por você e recheá-la de acordo com sua preferência. Na foto vc pode ver que não deixei a borda grande, ainda não tenho a pegada de fazer aquelas pizzas profissionais e nem de abrir a massa bem fina, que eu adoro, mas aos poucos vamos pegando prática, comprando farinhas mais fortes para desenvolver bem o glúten e nos aperfeiçoando. O negócio é persistir!

Dicas para assar: pré-aqueça o forno ao máximo cerca de 30 minutos antes de abrir a massa. Deixe dentro uma pedra refratária (pode ser de cerâmica, ferro, pedra São Tomé, etc) e asse a pizza em cima da pedra. A massa ficará mais crocante e deliciosa. Você pode substituir 20% da farinha branca por semolina ou farinha integral para dar mais uma camada de sabor, e salpicar semolina na mesa antes de abrir a massa. O forno quente é essencial para fazer uma boa pizza. Borrifar água nas laterais do forno na hora de assar também deixará sua massa mais crocante. Se vc ainda não tem uma pedra, faça este investimento pois vale muito a pena, principalmente para assar pães! Boa sorte!