CUSCUZ MARROQUINO

Preparei esta salada com vegetais crus, passas e cubos de frango ao curry, que fiz separadamente. É leve, refrescante e rápida de preparar. Uma delícia!



1x cuscuz marroquino
1x água fervente ou caldo de legumes caseiro
1 cebola roxa pequena picada em meias-luas finas (corto no mandolin)
10 tomatinhos tipo grape ou cereja cortados ao meio
1 cenoura média ralada
Cheiro verde a gosto picado
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1/2x passas
suco de 1 limão grande
azeite, sal e pimenta do reino a gosto

400g peito de frango sem pele e sem osso
1 colher de sopa de curry/caril em pó 
sal e pimenta do reino

Corte o peito de frango em cubos médios, tempere a gosto com o sal, a pimenta e o curry e deixe marinar um pouco com os temperos secos. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, coloque um pouco de azeite e sele os cubos de frango aos poucos, deixando um espaço entre eles na frigideira. Quando terminar, volte com todos para a frigideira com o caldo e deixe que cozinhem e dourem por cerca de 8 a 10 minutos em fogo médio. Reserve.

Em uma tigela, hidrate o cuscuz com a água fervente ou caldo de legumes, tampe com um prato e reserve. Deixe descansar por 5 minutos e depois solte os grãos com um garfo. Misture todos os vegetais crus com as passas, regue com bastante azeite e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta à gosto. Dica: quando cortar a cebola roxa, coloque-a de molho em água gelada e escorra na hora de misturar aos outros vegetais. Este processo retira um pouco da acidez excessiva e a deixa ainda mais crocante. Misture delicadamente o cuscuz com os vegetais, acrescente os cubos de frango e sirva. 

Curiosidade: o curry que conhecemos nos mercados aqui do Brasil é uma massala, que nada mais é que uma mistura de especiarias. Na Índia, curry é o nome dado às folhas lisas, refrescantes e aromáticas de um arbusto, muito utilizadas na culinária de lá. Cada família tem sua massala, sua mistura de especiarias, que assim são chamadas e não de curry como chamamos aqui.

Postagens mais visitadas