LOMBO SUÍNO ASSADO COM BATATA RÚSTICA E CENOURA CARAMELIZADA COM MEL

Temperei o lombo com ervas desidratadas (manjerona, tomilho e orégano), sal e bastante pimenta do reino. Fiz alguns buracos pela parte de baixo e enfiei uns dentes de alho besuntados com azeite e pimenta do reino para dar sabor no meio da carne. Deixei descansar por 1 hora e levei ao forno pré-aquecido a 220º em saco para assar  com uma xícara de vinho branco por uma hora e meia.

Ao mesmo tempo, em outro tabuleiro, cortei batatas inglesas em formato canoa mantendo a casca (corte a batata ao meio transversalmente, e depois em três pedaços pelo lado do comprimento) e piquei uma cenoura média em pedaços grandes. Reguei as batatas com azeite e temperei com alecrim, sal e pimenta. Em outra tigela besuntei as cenouras em uma mistura de mel, uma pitada de sal, pimenta do reino e um pouco de vinagre balsâmico. Dispus as batatas e as cenouras em um tabuleiro e levei ao forno junto com o lombo. Na metade do tempo retirei e virei as batatas e cenouras para dourarem por igual.

Depois de uma hora e meia, retirei o lombo do saco de assar e o coloquei no mesmo tabuleiro dos legumes, regando tudo com o caldo que sobrou do cozimento. Levei ao forno por mais 30 minutos para dourar o lombo, e deixar as batatas e cenouras naquele ponto que Maillard dá pulos de alegria. :) Comemos a carne de porco com gotas de limão colocadas na hora e geleia de pimenta caseira, ficou uma delícia!



Postagens mais visitadas