PÃO INTEGRAL NA PANELA DE FERRO

A massa estava bem hidratada e tive dificuldade para transferi-la do segundo descanso para a panela. Acabei me desanimando um pouco achando que daria tudo errado e fiz um corte que não ficou lá tão bonito. Quando tirei a tampa depois dos primeiros 20 minutos fiquei emocionada por ter visto meu pão crescido e vivo! Estou compartilhando esta experiência pois os pães nos ensinam muito mesmo! Não podemos ter muita pressa, nem muita certeza de nada. E o sabor... Ah, o sabor! Ficou uma maravilha, um dos melhores que já fiz até hoje! ♥ Sigo treinando para em breve fazer meu fermento natural.







400g farinha de trigo branca
200g farinha de trigo integral
400ml água mineral ou filtrada sem cloro
10g fermento biológico seco
10g sal

Misture o fermento com a água e aguarde alguns minutos. Em uma tigela à parte misture as farinhas e o sal, e depois vá acrescentando aos poucos esta mistura seca à mistura de fermento. Mexa até incorporar os ingredientes e deixe descansar por 20 minutos.

Sove por 10 minutos até a massa ficar bem elástica, pode ser com as mãos ou em uma batedeira com gancho próprio para massa. Forme uma bola, passe azeite em volta delicadamente com as mãos para que a massa não resseque, coloque em um recipiente, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora (ou mais se o dia estiver muito frio). 

Retire o ar com as mãos, empurrando a massa, faça algumas dobras para dentro, modele em formato redondo e deixe descansar por mais 1 hora. Antes do segundo descanso, pré-aqueça o forno a 220º com a panela de ferro dentro. Retire partes de madeira ou plástico da panela para que não queime. Ao final do segundo descanso, retire a panela do forno e cuidadosamente cubra com papel manteiga. Jogue farinha integral por baixo e transfira a massa para dentro da panela. Faça o corte do jeito que preferir e leve ao forno quente. Asse por 20 minutos com a panela tampada e por 20 a 25 minutos com a panela destampada. Depois que o pão estiver dourado, retire com cuidado da panela e transfira para uma grade para esfriar. Boa sorte!