FEIJÃO-TROPEIRO [RECEITA]


Um dos meus pratos prediletos, sou simplesmente apaixonada por feijão-tropeiro! O preparo é feito em etapas e rende bastante, uma ótima opção para receber muita gente.





PARA 4 A 6 PESSOAS

250g de feijão-vermelho
2 linguiças finas fatiadas
200g de bacon picado
200g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
Farinha de mandioca torrada o quanto baste
1 maço de couve fatiada finamente
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
1kg de barriga de porco fresca para o torresmo
Cheiro-verde para finalizar
Louro para cozinhar o feijão
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ovos mexidos por pessoa

Cozinhe o feijão por 10 a 12 minutos na panela de pressão com água e uma folha de louro. Eu costumo cozinhar o feijão sem sal para o tropeiro para verificar e ajustar depois pois as carnes são bastante salgadas. Retire o ar, experimente e, se estiver no ponto, escorra o feijão e despreze a água para que interrompa o cozimento. Ele deve ficar bem tenro para que não desmanche na hora de misturar aos outros ingredientes. Em uma frigideira grande, doure o bacon e a linguiça, depois acrescente a carne-seca e misture. Adicione a cebola com a pimenta e refogue. Acrescente o alho e misture apenas por alguns segundos. Acrescente o feijão, a couve picada, ajuste os temperos e misture delicadamente. Deixe em fogo baixo por alguns minutos para que o feijão e a couve  absorvam os sabores e os temperos. Acrescente farinha de mandioca em quantidade suficiente para incorporar todos os ingredientes, mas sem ressecar demais. Desligue o fogo e adicione o cheiro-verde picado. Sirva com molho de pimenta, torresmo e os ovos mexidos misturados ou à parte.

Se o bacon e as carnes estiverem muito magros, utilize um pouco da gordura resultante do preparo do torresmo na hora de refogar o tropeiro.

Postagens mais visitadas