TORTA DE FRANGO COM RICOTA E AZAPA

Sabe aquela coisa que você não tem o menor talento pra fazer? Foi o que resolvi fazer hoje na cozinha: trancinhas de massa para a torta! Fiz a clássica "massa podre" e recheei aproveitando as sobras que tinha na geladeira: frango desfiado que fiz para um salpicão, creme de ricota e azeitonas pretas tipo azapa. Usei o passo a passo da Rita Lobo do livro "O que tem na geladeira?" para fazer o trançado e até que consegui me virar (coloquei na íntegra no final do post para vcs lerem, por conta da minha objetividade na hora de escrever receitas eu jamais escreveria algo tão detalhado). Fiz um fuzuê na cozinha, foi a primeira vez que resolvi fazer as trancinhas, achei que daria tudo errado. Bom, não deu errado mas também não deu supercerto, as trancinhas ficaram meio tortas mas acho que para a primeira vez ficaram razoáveis. Algumas coisas podem ser muito fáceis e terapêuticas para alguns mas podem ser uma verdadeira tortura para outros. Eu sou do tipo que acredita que a persistência é mais importante que o talento, então, mão na massa para melhorar sempre! Deixando de lado as imperfeições estéticas, a torta ficou maravilhosa! Thi já deu ideia de rechear com cogumelos na próxima vez, e eu já estou aqui pensando em camarões. :)

Para ver a receita de uma torta de frango aberta deliciosa e mais rápida para o dia a dia clique aqui.






 Nada simétricas, nada perfeitas, porém deliciosas. :)


Tcharaaaannnn!!! Mesmo tortinha e imperfeita eu amei! Imperfeito também é uma delícia! 





MASSA PODRE
3x farinha de trigo
150g manteiga gelada cortada em cubos
1/3 a 1/2x leite integral gelado (se não tiver, use água gelada)
1 col chá sal

Misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até que a massa fique lisa, sem manipular muito. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isto, prepare o recheio que preferir e deixe esfriar. Eu fiz um refogado de cebola e alho, acrescentei o frango desfiado e as azeitonas, depois desliguei o fogo e acrescentei o creme de ricota com um pouco de cebolinha picada.

MONTAGEM detalhada do site Panelinha com algumas observações minhas:

1 ovo
1 colher (chá) de água
farinha de trigo para polvilhar a bancada

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Corte a massa de torta ao meio, polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra uma das metades com um rolo de forma que passe o diâmetro da forma em cerca de 4 ou 5 cm. Enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma. Pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. Reserve na geladeira

Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e abra o restante da massa, formando um retângulo de 41 cm x 24 cm. Com a faca (ou carretilha), corte 5 tiras largas de 4 cm de largura e 21 tiras finas de 1 cm de largura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta. Una a ponta de 3 tiras finas e modele uma trança. Repita com todas as tiras finas - no total você vai precisar de 7 tranças. 

Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher. Cubra o recheio com as tiras e tranças, fazendo uma treliça: disponha as 5 tiras largas na horizontal, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante 3 tiras intercaladas até a metade da torta, e acrescente uma das tranças na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 3 tiras e comece a tecer. 

Pressione as pontas das tiras e tranças na massa da lateral para selar. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar - você pode usar as aparas de massa para fazer biscoitos. Com a ponta do dedão, dobre e pressione a massa da borda para fazer o acabamento. Reserve na geladeira por 30 minutos e pré-aqueça o forno.

Numa tigela, misture o ovo com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir. OBS: Essa torta também fica uma delícia servida fria.