COUVE-FLOR GRATINADA

Um clássico! Minha vó Rosa sempre fez couve-flor gratinada, empanada, cozida. Seja lá como for, eu adoro couve-flor! Fiz esta versão gratinada com brócolis e cogumelo-de-paris, ficou deliciosa. Cozinhei os legumes no vapor só por alguns minutos, deixando-os bem tenros. Coloquei no refratário, adicionei os cogumelos frescos fatiados, joguei molho bechamel por cima e bastante queijo parmesão para gratinar em forno pré-aquecido a 220º por mais ou menos 30 minutos. Minha mãe também faz uma ótima couve-flor gratinada com ovos, no lugar do bechamel ela bate cerca de 4 ou 5 ovos grandes com o fouet, tempera com sal e pimenta-do-reino, mistura uma caixa de creme de leite ou 200ml de creme de leite fresco e joga por cima da couve-flor. Finaliza com parmesão e leva pra gratinar. Fica dos deuses! Ela também usa esta mistura para fazer uma torta de bacalhau com batatas no fim do ano, apesar de não ser a maior fã de bacalhau, confesso que desta torta eu não fujo! :)



O que usei no bechamel:
3 col sopa farinha
3 col sopa manteiga
1 cebola média picada
500ml leite
1 folha de louro
sal, pimenta-do-reino e noz moscada à gosto

Em fogo baixo, junte a cebola, o louro e a manteiga em uma panela apenas até a cebola ficar transparente (você também pode fazer o tradicional roux com a manteiga e a farinha apenas). Retire o louro e acrescente a farinha, misturando rapidamente até formar uma pasta. Misture por pelo menos 30 segundos para que o molho não fique com sabor de farinha crua depois. Com a panela ainda quente e o fogo baixo, adicione o leite frio aos poucos e misture de forma consistente com o fouet. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada raladas na hora à gosto e deixe no fogo até engrossar.

Montagem:
Pré-aqueça o forno a 200º quando for preparar o bechamel. Em um refratário, coloque os legumes pré-cozidos bem tenros e os cogumelos fatiados. Jogue o bechamel por cima e cerca de 200g de queijo parmesão ou grana padano ralado, leve ao forno e deixe até dourar. Este é um ótimo acompanhamento para grelhados. Delicie-se!

Postagens mais visitadas