CUSCUZ PAULISTA

Comprei por engano um pacote de farinha de milho flocada e estava sem saber o que fazer. Lembrei do cuscuz paulista, que nunca havia feito e queria experimentar. Fiz com sobras de legumes da geladeira, azeitonas e sardinha. Achei que era difícil de montar mas é muito rápido, prático, leve, versátil e delicioso. Fora que fica com essa carinha de casa de vó, não é mesmo? 






para o cuscuz:
500g farinha de milho flocada
2l caldo de legumes ou água
1 lata tomates pelados
2 latas de sardinha
1 punhado de azeitonas picadas
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
cebola e alho para refogar
legumes picados que preferir (usei vagem francesa e cenoura que tinha na geladeira prontos)

para enfeitar:
azeitonas inteiras
lascas de sardinha
3 ovos cozidos e cortados
salsinha

para servir:
azeite, limão e molho de pimenta


Refogue a cebola e o alho com a pimenta picada, adicione os tomates pelados, os legumes, as azeitonas, uma parte das sardinhas (reserve um pouco para enfeitar a forma) e refogue um pouco mais. Adicione dois litros de água ou caldo de legumes e deixe ferver. Adicione a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre. Baixe o fogo e mexa até soltar da panela (cerca de 10 a 15min).

Enfeite uma forma de pudim como desejar, veja como fiz nas fotos e inspire-se! Coloque o cuscuz na forma com cuidado, apertando com a colher para ficar bem lisinho. Espere pelo menos meia hora para desenformar ou até que esfrie completamente. Sirva com gotinhas de limão e molho de pimenta. Boa sorte! 

Postagens mais visitadas