CALDO-VERDE

Sou apaixonada por caldo-verde! Junto com minha canjinha rica e a sopa de cebola formam meu trio de caldos/sopas favoritos. São simples, supercaseiros e perfeitos para dias mais frios. ♥


1kg ou 6-8 batatas médias com a casca
1 linguiça portuguesa cortada em rodelas finas
2 litros de água fervente ou caldo de legumes
1 cebola grande picada em cubinhos
2 maços de couve fatiados finamente
Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto
Azeite para refogar

Corte as batatas em pedaços médios e uniformes e reserve. Leve uma panela grande ao fogo médio-baixo, regue com um fio de azeite e doure as fatias de linguiça. Reserve a linguiça, coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola até murchar. Junte as batatas, a água ou caldo, tempere a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo até que as batatas fiquem macias. Processe com o mixer diretamente na panela ou bata a sopa no liquidificador até que forme um caldo liso e homogêneo. Se ficar grosso demais, acrescente mais água. Junte a linguiça reservada e a couve fatiada, e deixe ferver por mais 5-10 minutos, até que a couve fique macia e absorva os sabores do caldo. Desligue o fogo e sirva com azeite e croutons.

Se estiver com pressa, faça todo o processo na panela de pressão, cozinhando as batatas por 5 minutos depois que apitar. 

Postagens mais visitadas