KIMCHI

Kimchi é um prato coreano fermentado e superapimentado, feito com acelga, nabo comprido, cebolinha e temperos. Dizem que é como o nosso arroz com feijão lá, obrigatório na mesa durante quase toda a semana. Fiz chucrute há poucos dias e estou há tempos com vontade de preparar o kimchi, já que aqui em casa somos loucos por pimenta. Fui à feira na Praça do Ó ontem matar um pouco a saudade da Rose e do tempo que eu tinha minha barraca lá (meados de 2015) e comprei os ingredientes frescos. Fiz fotos do passo a passo e no final do post colocarei a receita pra quem quiser fazer.








1 acelga
1/2 nabo comprido
1 maço cebolinha
3 col sopa de molho de peixe tipo nam pla (usei molho de ostra e filés de anchova)
5 dentes de alho grandes
1 col sopa de açúcar
1 pedaço de gengibre fresco
3 a 5 colheres de sopa de pimenta em pó tipo kochu garu (usei chilli em pó e páprica picante)
sal grosso para salmoura
luvas para manusear

Retire as folhas externas da acelga, corte o final do miolo e empilhe as folhas em partes. Corte as folhas transversalmente em 4 partes ( é pra ficar em grandes pedaços mesmo). Coloque as folhas em uma bacia, adicione o sal grosso e cubra com água fria. Coloque um peso por cima (veja foto) e deixe descansar por 4 a 5 horas. Depois deste tempo, descarte a água e lave muito bem as folhas em água corrente para retirar o excesso de sal. Deixe escorrendo e reserve.

Corte o nabo e a cebolinha em tiras finas (julienne), coloque em uma tigela e misture as folhas da acelga já escorridas. No liquidificador, bata o molho de peixe com o alho, o gengibre e o açúcar.  Eu não tinha molho de peixe, que é feito à base de anchovas fermentadas, mas tinha molho de ostra e anchovas. Misturei o molho de ostra com 3 filés de anchova e 2 colheres de sopa de vinagre de arroz. Coloque a mistura do liquidificador em um bowl e misture com a pimenta em pó, formando uma pasta. Coloque as luvas e espalhe esta mistura pelos vegetais até que fique muito bem distribuído. Coloque em um recipiente esterilizado próprio para fermentação e deixe em temperatura ambiente de 1 a 5 dias, depois conserve na geladeira. Melhor consumir em até 3 meses.

Dica: você pode adicionar gergelim torrado claro e escuro na mistura do kimchi, eu prefiro colocar na hora de servir e por isto não coloquei na lista de ingredientes. 

Postagens mais visitadas