PÃO DE ABOBRINHA

Este tecnicamente não é um pão, mas um bolo salgado, como o pão de queijo, que é um biscoito, e o pão de banana, que é um bolo, mas ai de quem não chamar de pão! É pão e ponto final. Esta receita é muito fácil, fora que é uma ótima opção para presentear. É lindo demais chegar na casa de alguém com um pãozinho ou bolo recém-assado.♡




1,5 xícara de abobrinha ralada (1 abobrinha média)
1,5 xícara de farinha de trigo branca*
2 colheres de chá de fermento 
1/2 xícara de queijo parmesão ralado 
1/2 xícara de óleo de milho ou girassol
2 ovos grandes
1 pitada de sal
pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora a gosto

opção: trocar 1/2 xícara por farinha de trigo integral ou de aveia

Preaqueça o forno a 180º, unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 20cm. Em uma tigela, bata os ovos até espumar, depois junte o óleo e a abobrinha e misture. Adicione os ingredientes secos e misture bem até ficar homogêneo. A massa fica bem pesadinha e grudenta, então não se assuste. Porém, se ficar seca demais, acrescente um pouco de leite para umedecer. Farinhas integrais demandam mais hidratação, então talvez seja preciso ajustar. Coloque a massa na forma, nivele e leve ao forno por 40 minutos até que fique bem dourado e o palito saia limpo. 

Dica: experimente colocar uma colher de sopa de linhaça ou chia na massa ou trocar a abobrinha por cenoura. Esta receita é curinga e perfeita para muffins salgados.

Postagens mais visitadas