BOLO GELADO DE MORANGO COM CREME CHANTILI E BAUNILHA

Pra mim tem que ser assim: com muuuito morango. Ah, e acompanhado de um café fresquinho que eu também adoro e não dispenso, claro. Fiz a massa com pão de ló, recheei com creme de gemas e cobri com chantily batido com um pouco de extrato de baunilha e muitos, muitos morangos frescos. Não sou de fazer pão de ló mas este bolo pede esta massa levinha e neutra pra ficar encharcada destes sabores maravilhosos, fora que só ela suporta o peso desta infinidade de morangos que eu coloco em cima. :)


Não dá pra ver direito mas este prato de bolo é da minha mãe, de quando ela se ajuntou com meu pai em 1971.♥


MASSA (se quiser fazer um bolo de 4 camadas dobre a quantidade de ingredientes)
3 ovos
1,5x açúcar
1/2x água gelada
1,5x farinha de trigo
1/2 col sopa fermento

Pré-aqueça o forno a 180º e unte e enfarinhe uma forma redonda alta de 20cm forrada com papel manteiga no fundo. Bata os ovos e o açúcar na batedeira com a raquete por 5 minutos, até que a mistura fique clara e dobre de volume. Baixe a velocidade de batedeira e acrescente a água. Desligue e agregue a farinha peneirada e o fermento manualmente com a espátula. Asse por 40 minutos até que fique levemente dourado e o palito saia limpo. Deixe esfriar.

Dica: você pode usar neste bolo a massa clássica de genoise que leva apenas farinha, açúcar e ovos. A proporção para o tamanho de bolo que fiz seria aproximadamente 500g de ovos (10 a 12 unidades), 225g de açúcar e 225g de farinha. Bata os ovos e o açúcar na batedeira por 10 a 12 minutos e depois incorpore a farinha delicadamente com a espátula. Eu prefiro economizar ovos no dia a dia mas esta massa tradicional é levíssima e deliciosa, guarde na manga.

RECHEIO
1 lata leite condensado
A mesma medida de leite
3 gemas peneiradas
1 col sopa amido de milho
1 col chá extrato de baunilha ou 1 fava (opcional)

Misturar e levar ao fogo baixo, mexendo até engrossar (cerca de 10 minutos).

Opção de recheio: se você preferir pode subsituir o recheio e a cobertura por creme de manteiga com leite em pó. Eu prefiro o creme de gemas e cobrir com o chantili mais azedinho mas faço as duas opções (crianças adoram a opção com leite em pó). Coloque na batedeira 1 lata de leite condensado com 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente e bata até virar um creme fofo e esbranquiçado. Em velocidade baixa, acrescente 1 caixa de creme de leite bem gelado e 200g de leite em pó integral instantâneo. Se quiser, adicione 1 colher de sopa de emulsificante no final e bata para incorporar.

COBERTURA
500ml creme de leite fresco bem gelado
2 col sopa açúcar
1/2 col chá extrato de baulinha (opcional)

Enquanto o bolo está assando, bata o creme de leite com o açúcar e o extrato de baunilha até o ponto de chantili e reserve na geladeira até o bolo ficar completamente frio.

Para o recheio e cobertura: 600g de morangos frescos limpos e fatiados

MONTAGEM
Abra o bolo em dois discos e umedeça levemente com um pincel cada disco do jeito que preferir. Pode ser com licor de avelãs, com uma caldinha de água e açúcar, com guaraná, com água de rosas, enfim, o que você mais gostar. Coloque um disco com o lado mais dourado para baixo no prato que for servir, coloque uma camada de recheio, uma de morangos fatiados (ou inteiros com as pontas viradas para cima) e mais uma de recheio. Cubra com o outro disco, agora com o lado dourado para cima e cubra generosamente o bolo com o chantili. Você pode usar o bico de confeitar e se divertir. Enfeite com muitos, muitos morangos e chame as pessoas mais queridas para saborear esta belezura com você!

Postagens mais visitadas