PÃO DE MINUTO

Esta é uma receita da época da vovó. Existem várias diferentes e algumas são ultrarrápidas, feitas com fermento químico para bolo, mas eu particularmente não curto esta versão pois acho que fica muito pesado e parecendo um biscoito um tanto sem sabor, sem nem de longe me lembrar um pão. Quando não tenho fermento biológico e estou com mais pressa, prefiro fazer o pão de abobrinha ou o bolo salgado de liquidificador, que levam fermento para bolo e ficam mais macios por causa dos ingredientes úmidos. Este aqui é um pá-pum no mundo dos pães caseiros, pois só fermenta uma vez e vai direto para o forno. Acho prático, fofinho e delicioso.



INGREDIENTES
500g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 copo americano de leite morno (190ml)
3 colheres de sopa de óleo vegetal ou manteiga
2 ovos pequenos
1/2 colher de sopa de sal
1 gema para pincelar

Preaqueça o forno a 180º. Coloque a farinha, o fermento e o açúcar em uma tigela grande. Faça um buraco no meio e acrescente os ovos, o óleo e o leite. Misture bem e sove até desgrudar das mãos. Acrescente o sal aos poucos enquanto sova a massa. Você também pode sovar na batedeira com gancho para massas por 10 a 15 minutos. Modele bolinhas e coloque num tabuleiro untado com óleo com espaço entre elas e deixe crescer por 30 a 40 minutos cobertas com um pano. Pincele a gema e leve ao forno por 30 a 35 minutos, até dourar.

Dica: Deixe a massa mais firme e, antes de modelar, recheie o pãozinho com queijo e goiabada, pedacinhos de presunto e muçarela e outros ingredientes que preferir para dar mais uma camada de sabor.

Se deixar com bastante espaço para crescerem, eles ficarão assim soltinhos no tabuleiro e individuais, mas você também pode deixar menos espaço e eles ficarão grudadinhos uns nos outros. Também ficam lindos, de vez em quando faço assim pra variar.

Postagens mais visitadas