PÃO DE QUINOA

Fiz esta receita com farinha branca, farinha integral, quinoa em flocos e coloquei algumas especiarias: noz-moscada, cúrcuma e lemon pepper. Ficou delicioso! 




300g de farinha de trigo branca
100g de farinha de trigo integral
200g de quinoa em flocos
400ml de água filtrada sem cloro
10g de fermento biológico seco
10g de sal
1 colher de sopa de cúrcuma
1 colher de sopa de lemon pepper
noz-moscada ralada na hora à gosto

Misture a água e o fermento e deixe descansar por alguns minutos. Misture as farinhas com o sal e as especiarias e acrescente aos poucos esta mistura de secos à água, misturando bem. Deixe descansar por 20 minutos coberto com pano. Sove com o gancho para massas da batedeira por 10 minutos até que a massa fique elástica. Forme uma bola, unte com azeite e deixe descansar por cerca de 1 hora coberta com pano. Preaqueça o forno a 220º com uma pedra refratária dentro. Retire o ar da massa, dobre-a algumas vezes sobre ela mesma e molde um filão comprido. Deixe descansar por mais 45 minutos a 1 hora coberta com pano. Faça um ou dois cortes, borrife água e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos, até dourar. Borrife água nas laterais do forno e mantenha uma assadeira com água na hora de assar o pão para gerar vapor. Boa sorte!


Café da manhã do dia seguinte com suco de mamão com ameixa seca, café coado e fatias de pão de quinoa tostadas com parmesão e manteiga de alho e salsa. Nhac!