PÃO DOCE DE LEITE CONDENSADO E COCO

Melhor ver que tentar explicar, é muita maravilhosidade para um pão só!





MASSA
500g farinha de trigo ou mais para sovar
10g fermento biológico seco
2 ovos
1/2 lata leite condensado
200ml leite morno
2 col sopa manteiga
1/4x óleo vegetal
1/2col chá de sal

RECHEIO
100g manteiga em temperatura ambiente
100g coco ralado úmido e adoçado

Amasse o coco com a manteiga e recheie a massa na hora de modelar (antes da segunda fermentação). Obs: Se não quiser rechear pode incorporar estes dois ingredientes na hora de sovar a massa (neste caso dispense o óleo), também dá certo e a massa fica deliciosa e bem amanteigada.

COBERTURA
1/2 lata leite condensado
200ml leite de coco

100g de coco ralado para polvilhar

Leve o leite condensado com o leite de coco ao fogo e deixe engrossar um pouco, mas não muito. É pra ficar uma caldinha encorpada para cobrir os pães logo que sairem do forno. Se você gostar do creme mais durinho pra ficar por cima do pão em vez de encharcar a massa, coloque uma colher de chá de amido de milho quando for levar a mistura ao fogo e faça um mingau mole. Outra opção de cobertura pra quem não quer tanto coco é o creme de confeiteiro, também fica uma delícia.

Junte a farinha e o fermento na tigela da batedeira. Acrescente no meio os ovos, o leite condensado, o leite morno, a manteiga, o óleo e o sal. Despeje na mistura anterior e sove até desgrudar das mãos ou na batedeira com gancho para massas por 10 a 15 minutos. A massa fica bem hidratada e mole. Deixe a massa descansar por 40 minutos a mais ou menos 27°. Recheie e modele os pães como desejar (dá pra rechear e modelar em forma de rosca trançada e colocar em assadeira redonda) e coloque-os numa assadeira untada. Deixe crescer por cerca de 1 hora. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 a 35 minutos, até dourar levemente. Depois de assados, jogue a cobertura nos pães ainda quentes e polvilhe o coco ralado.

Seguem algumas fotos das etapas para ajudar:

Resolvi fazer rolinhos e colocar numa forma pequena para ficarem estufados e altos, mas também adoro colocar em tabuleiro grande e deixá-los bem baixinhos para absorverem bastante a calda da cobertura. Estes carocinhos na massa são do coco ralado que coloquei a mais antes de modelar, dei uma exageradinha básica. Divirta-se e modele como quiser!