SALADA DE GRÃOS

Queria preparar uma salada rica e variada predominantemente com grãos para servir para convidados e que pudesse ir para a marmita facilmente. Acabei preparando uma receita que não é tão rápida de fazer nem possui ingredientes que temos sempre à mão, mas acho que ela faz bonito na mesa principalmente com os amigos mais regrados, fora que rende bastante. A receita completa está no final do post, mas segue o que utilizei: quinoa, feijão azuki, arroz cateto integral misto, lentilha germinada, soja, trigo em grão, cevadinha, linhaça dourada, broto de feijão, broto de alfafa, cenoura ralada, salsinha, frango desfiado e um supermolho para deixar tudo saboroso e bem temperado. Servi com folhas de alface rasgadas e só posso dizer uma coisa: adoramos!






INGREDIENTES
1x arroz cateto integral
1/2x quinoa em grão
1/2x feijão azuki
1/2x lentilha germinada
1x soja em grão
1/2x trigo em grão
1/2x cevadinha
1/3x linhaça dourada
1 punhado broto de feijão
1 punhado broto de alfafa
2 cenouras médias raladas
1 maço de salsinha picada
400g de peito de frango sem pele e sem osso
limão, sal e temperos à gosto

A parte mais demorada da receita é fazer a lentilha germinada, que leva de 3 a 5 dias, mas você pode dispensar e fazê-la cozida se quiser preparar a salada para o mesmo dia. Vegetarianos podem dispensar o frango e se deliciarem com esta receita também!

ETAPA 01
Levar a lentilha, colocar em um vidro alto e cobrir com água bem acima do nível dos grãos. Cobrir o vidro com um pano tipo fralda e prender com elástico. Deixar descansar da noite pro dia em local seco ao abrigo da luz. No dia seguinte, levar as lentilhas e colocar de volta para o vidro, agora sem cobrir com água. Tampar com a fralda e prender com elástico e deixar descansar por 3 a 5 dias, lavando e escorrendo cerca de duas vezes por dia. Utilizá-la na receita crua para que não perca os nutrientes.

ETAPA 02
Deixe o feijão, a soja, o trigo e a cevadinha de molho por 2 a 4 horas ou da noite pro dia. Escorra e cozinhe estes grãos juntos na panela de pressão com pouco sal e folhas de louro por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o ar sair naturalmente. Escorra a água do cozimento e reserve.

ETAPA 03
Lave e deixe a quinoa de molho por alguns minutos e escorra. Cozinhe o arroz junto com a quinoa com pouco sal e um dente de alho amassado. Coloque pouca água, metade do que colocaria normalmente, para que eles fiquem ao dente. Todos os vegetais desta receita devem ficar neste ponto para que não vire uma massa, o bacana é sentir as texturas diferentes e eles não podem estar muito macios. Se você não for utilizar a lentilha germinada, cozinhe-a nesta etapa junto com o arroz e a quinoa. Solte os grãos com o garfo e deixe esfriar.

ETAPA 04
Tempere o peito de frango à gosto e cozinhe na panela de pressão por 10 minutos com um pouco de água. Deixe esfriar e desfie.

ETAPA 04
Rale as cenouras na parte grossa do ralador e pique a salsinha. Nesta etapa você pode inserir mais vegetais, se quiser. Sugestão: beterraba, pepino, abobrinha, etc.

ETAPA FINAL
Em um grande bowl, misture todos os grãos com o auxílio de duas colheres. Acrescente os vegetais e o peito de frango desfiado, a salsinha picada, a linhaça, o broto de feijão e o de alfafa. Mantenha a salada refrigerada e regue com o molho apenas na hora de servir, misturando bem para que ele fique distribuido de maneira uniforme. Eu servi com folhas de alface rasgadas.



MOLHO
1x azeite
1/3x vinagre de maçã
2 col sopa mostarda tipo dijon
2 dentes de alho socados no pilão
2 filés de anchova picados (opcional)
1 col sopa orégano
1 col sopa gergelim branco torrado
1 col sopa de zaatar
sal à gosto (usei sal rosa do Himalaia)
suco de 1 ou 2 limões

Chacoalhe todos os ingredientes menos o limão em um vidro com tampa para que emulsione. Utilize o suco do limão diretamente na salada na hora que for servir.

A receita pode parecer longa e complicada, mas dá pra fazer várias coisas simultaneamente. O peito de frango pode estar pronto na véspera, e como tudo é servido gelado dá pra aproveitar muitas coisas da geladeira, eliminar ingredientes que você não possui, incluir outros, enfim, a cozinha é sua! Divirta-se! 

Postagens mais visitadas