TRANÇA DE CALABRESA E MUÇARELA

Este pão será inesquecível, deu vontade de chamar todas as pessoas queridas para provar e tomar um café! Ficou macio, bem assado e muito saboroso. Há sempre muito o que melhorar no mundo dos pães e da fermentação, mas ficar satisfeito com nossos pequenos avanços e conquistas também faz parte, e hoje estou muito feliz!







TRANÇA SALGADA DA LA DAHER
500g farinha de trigo ou mais (ajustar na sova)
1 ovo
300ml água morna
½ col sopa sal
2 col sopa açúcar
½ x óleo vegetal
10g fermento biológico seco

RECHEIO
2 gomos de linguiça calabresa picados
3col sopa ou mais de alho amassado
1 maço cheiro-verde picado
Pimenta-do-reino a gosto
250g muçarela ralada ou gruyère
Orégano para polvilhar

Separe e pique todos os ingredientes, deixe tudo no jeito. Bata todos os ingredientes da massa menos a farinha na batedeira ligeiramente por cerca de 30 segundos. Acrescente a farinha aos poucos e sove com o gancho para massas por cerca de 15min, até que a massa fique bem elástica. Boleie, unte com azeite e deixe descansar por 40 minutos, até dobrar de volume. 

Enquanto isto prepare o recheio para que possa esfriar antes de rechear a massa. Refogue a calabresa sem tostar muito e junte o alho, as pimentas e o cheiro-verde apenas no último minuto. Se você não for tão fã de alho como eu é só diminuir ou dispensar da receita. Reserve para esfriar.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e divida em três partes iguais. Abra cada uma de forma comprida e retangular, espalhe o recheio e una as pontas de forma longitudinal. Forme a trança (a tira do meio deve ficar por cima antes de trançar) e deixe descansar por uma hora. Enquanto isto pré-aqueça o forno a 220º. Pincele uma gema levemente batida com leite ou água por toda a trança, polvilhe orégano por cima e leve ao forno pré-aquecido por 40 a 45 minutos, até que fique dourada. Se dourar muito rápido nos primeiros minutos ajuste a temperatura para 200° ou 180° para que asse de maneira uniforme. Se puder mantenha uma assadeira com água no fundo do forno para gerar vapor  enquanto assa o pão, é importante também que a temperatura esteja alta nos primeiros cinco minutos. Boa sorte!

Dica: varie os recheios, modele em outros formatos, faça pães doces com esta receita adicionando mais açúcar à massa e recheando com coco e leite condensado, creme de avelã, geleias, etc. Divirta-se!

Algumas fotos do passo a passo:
 Começe pelo recheio: refogue a calabresa para esfriar e depois rale a muçarela para fazer a montagem. 


Separando a massa em três partes.

Eu tenho pouco espaço e tive que abrir uma parte de cada vez e levar para um tabuleiro. 





Deixe a tira do meio por cima antes de trançar, envolvendo as outras duas debaixo.


Depois do descanso de 1 hora.

Pincelei com gema e coloquei um pouco de orégano.

Depois de 40 minutos de forno, aí está! Que maravilha! ♥