RIZ BI HALEEB

É arroz doce, só que do jeitinho libanês. Leva água de flor de laranjeira e pistache para finalizar. Meu toque pessoal ficou por conta de tostar o pistache na frigideira com açúcar e canela e utilizar uma pitadinha de noz-moscada e cardamomo no preparo. Nham! ♥




Serve 8 a 10 porções:
3/4x arroz agulhinha ou japonês
1l ou 4x leite integral
1/2x água
3/4x açúcar
3 a 5 gotas água de flor de laranjeira
2 col sopa amido de milho
noz-moscada ralada na hora e cardamomo a gosto
pistache, açúcar e canela para polvilhar

Misture o arroz com o leite, a água, o açúcar e as especiarias e leve ao fogo baixo por cerca de 20 minutos mexendo de vez em quando, até que o arroz fique bem cozido. Junte a água de flor de laranjeira e o amido de milho dissolvido e cozinhe por mais 2 minutos. Se não tiver a água de flor de laranjeira substitua por raspas de meia laranja para ter um toque floral/frutado, não é a mesma coisa mas é tão delicioso quanto! Desligue o fogo, distribua em taças ou coloque em uma tigela grande. Triture o pistache (se quiser faça uma farofa bem ralinha) e toste na frigideira com canela e açúcar a gosto, depois polvilhe por cima das porções. Sirva bem gelado.

Dica: troque ou acrescente especiarias que gostar e diversifique o sabor. Eu gosto muito de coco; às vezes substituo 1x de leite por uma garrafinha de leite de coco e ainda acrescento 100g de coco ralado no final do cozimento quando desligo o fogo. Neste caso tiro as especiarias e uso raspas de limão siciliano, aí vira arroz doce made in Brazil mesmo com cara tropical, também adoro. O que torna esta versão que fiz acima tipicamente libanesa é a água de rosas e o pistache. Divirta-se!