BOLO DE CHOCOLATE MOLHADÃO

Este não é aquele bolo de chocolate molhadão que possui a massa úmida naturalmente, é molhadão porque joguei uma calda por cima com o bolo ainda quente, recém-saído do forno e cortado. Foi um jeito pá-pum que encontrei de matar a vontade pois o Natal é amanhã e estou com tarefas até o último fio de cabelo! Fiz este para o nosso café da manhã pois ficamos com desejo vendo o bolo de nozes de Natal na geladeira.




2x farinha
1,5x açúcar
1/2x cacau em pó 100%
3 ovos grandes
1 col chá fermento
1 col chá bicarbonato
100g manteiga em temperatura ambiente
200g iogurte natural ou creme de leite

calda:
4 col sopa manteiga
1/2x água
1/2x cacau em pó
1/2x açúcar
gostas de chocolate meio amargo a gosto (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180º, unte e enfarinhe um tabuleiro 20x30cm. Na batedeira com o batedor tipo raquete, bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique clara e fofa. Acrescente os ovos um a um, o iogurte, o cacau e por último a farinha. Bata apenas o suficiente para incorporar todos os ingredientes. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e o bicarbonato. Misture com a espátula, despeje no tabuleiro e asse até que o palito saia limpo (cerca de 35 a 40 minutos).

Observações: caso você utilize o creme de leite em vez do iogurte, dispense o bicarbonato e utilize 2 col chá de fermento, ou mantenha o bicarbonato e adicione gotas de limão à receita. Caso utilize chocolate em pó em vez de cacau 100%, utilize apenas 1x de açúcar pois o chocolate em pó já contém 50% de açúcar.

Calda: leve os ingredientes ao fogo e deixe até engrossar um pouco, mas não muito (a calda precisa ficar ralinha para escorrer pra dentro do bolo). Desligue o fogo e jogue as gotas de chocolate. Corte o bolo ainda quente no tabuleiro e regue com a calda assim que tirar do fogo e incorporar as gotas de chocolate. Se quiser muita calda para o bolo ficar beeem encharcado, dobre a quantidade de ingredientes. Divirta-se! :)

Dica: hoje troquei uma xícara de farinha por farinha de coco. Substitua ingredientes e vá vendo o que te agrada! Às vezes uso açúcar mascavo, coloco mais ovos, troco o iogurte por leite de coco e vou experimentando os resultados diferentes. Nem sempre dá certo mas acho que esta é a maior maravilha da cozinha, experimentar!