BOLO DE FUBÁ E COCO

Amor amarelo dourado, ouro brasileiro. Existe bolo melhor que este para acompanhar o café da tarde ou para receber aquela visita especial? Para mim não.💛


3 ovos grandes
1,5x fubá fino
1/2x farinha de trigo
1x açúcar
100g manteiga amolecida
200ml leite de coco
50g coco ralado (opcional)
1col sopa fermento

Preaqueça o forno a 180º, unte e enfarinhe um tabuleiro 25x35cm ou uma forma com furo no meio. Comece batendo a manteiga com o açúcar preferencialmente com a batedeira até que esta mistura fique clara e fofa. Acrescente os ovos um a um, batendo a cada adição. Acrescente o leite de coco e bata mais um pouco. Dispense a batedeira, adicione as farinhas e o coco, se for usar, e misture a partir de agora com a espátula delicadamente até ficar homogêneo. Por último coloque o fermento e misture apenas para incorporar. Despeje na forma e asse por cerca de 40 minutos (faça o teste do palito, formas altas de furo no meio normalmente demandam tempo maior de forno).

Dicas:
- você pode substituir a manteiga por  1/2x de óleo vegetal (soja, girassol, coco, etc) para preparar o bolo de forma mais prática, mas com manteiga fica bem mais gostoso. Se for fazer com óleo é só bater os ovos até espumar, depois acrescentar o óleo e os outros líquidos, bater e depois incorporar os secos delicadamente com a espátula, deixando o fermento por último.
- experimente trocar o leite de coco por iogurte natural ou creme de leite, também fica incrível!
- o coco ralado deixa o bolo mais esfarelento, eu prefiro não utilizar e às vezes unto e polvilho a forma com ele em vez de colocá-lo na massa, fica uma delícia.
- utilize sempre medidores padronizados para o preparo de doces, as medidas exatas são muito importantes na confeitaria. Você encontra xícaras e colheres medidoras em grandes supermercados e lojas especializadas, existem vários modelos de diferentes preços. Divirta-se!

Para pegar a receita do bolo de fubá da vó Rosa (o clássico aqui de casa) clique aqui. Escolha sua receita preferida para hoje e bom café!


Postagens mais visitadas